segunda-feira, 7 de março de 2011

LIGA COVIFIL – 1ª JORNADA FASE FINAL

Na primeira jornada da Liga Covifil a ADEP, que passeou a sua classe na primeira fase da prova, perdeu dois pontos em Pedrógão de S. Pedro e deixou-se apanhar pela Atalaia do Campo, colocando mais emoção nesta fase derradeira do campeonato distrital.

Em Pedrógão o jogo, por se tratar de um derby concelhio e por tudo o que está em jogo, a partida não foi muito bem jogada mas foi disputada com muito empenho de todos os jogadores. Foi a equipa de Penamacor a primeira a marcar, por intermédio de Manoel, à passagem do minuto 35. Foi com este resultado que se chegou ao intervalo. Na segunda parte Xana mexeu na sua equipa, deu-lhe mais cumprimento e à passagem do minuto 55 chegou à igualdade, por João Sousa, numa jogada que também envolveu Hélder Correia. Foi um resultado que serviu melhor os propósitos da equipa da casa, visto já não ter grandes esperanças de poder chegar ao titulo. A ADEP perde dois pontos que lhe podem vir a fazer muita falta.

Em Proença-a-Nova a equipa da Atalaia do Campo assumiu o jogo e disso tirou os respectivos dividendos. Chegou ao golo aos 38 minutos na sequência de um pontapé de canto, por intermédio de Cláudio, resultado que se manteve até ao descanso. Na segunda parte o jogo passou por um período de maior equilíbrio mas seria a equipa de João Trindade a resolver a questão do vencedor do jogo, com a obtenção do 2º golo, aos 78’, desta feita apontado pelo recém entrado Bruno Correia.

Em Cernache do Bom Jardim a equipa venceu a partida com o Alcains mas teve que esperar pelo período de descontos para conseguir o golo que valeu os três pontos. A equipa da casa foi sempre mais perigosa mas o Alcains bateu-se muito bem durante os 90 minutos. Quando já não se esperava que pudesse haver golos eis que maçaroco, com 3 minutos para lá dos 90, fez o tento da vitória, colocando a sua equipa em boa posição para disputar o título.

Com estes resultados a classificação da Liga Covifil passou a ter duas equipas na frente com os mesmos pontos e uma terceira a apenas quatro pontos. Atalaia e Penamacorense têm 26 pontos e o Vitória de Sernache 22. Seguem-se o Proença, com 17 pontos, Pedrógão com 16 e Alcains com 14. Voltamos a recordar que os pontos que estão atribuídos ao Penamacorense e à Atalaia do Campo são apenas aqueles que se reportam aos jogos homologados. Lamentavelmente, a segunda fase do campeonato começou sem que os clubes conheçam por completo as regras do jogo. O desfecho do processo disciplinar relativo ao jogo Atalaia – ADEP ainda está por definir, podendo vir a ser atribuídos pontos a um ou aos dois clubes ou como terceira possibilidade, atribuída derrota aos dois clubes ficando tudo como está.

Na próxima jornada os confrontos entre ADEP e Sernache e Atalaia do Campo – Pedrógão, podem ajudar a fazer uma melhor leitura de como este distrital está a ser disputado. Alcains – Proença é o outro confronto desta Liga.

Nos dois jogos de apuramento para a final da Taça de Honra registaram-se vitórias para as equipas forasteiras. O Vilarregense foi a Escalos de Cima vencer por 2-0, com golos de Joca e Nuno Alves e o Oleiros venceu em Vila Velha de Ródão, por 4-0, com golos de Miguel, Rui Paulo (2) e Theres.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: