quinta-feira, 3 de março de 2011

Agrupamento Ribeiro Sanches: Violência nas Relações em debate

Decorreu no auditório da escola sede do Agrupamento Ribeiro Sanches de Penamacor, dia 22 de Fevereiro, uma conferência sobre o tema Violência nas Relações, organizada pelas alunas de Área de Projecto de 12º ano, Adriana Adelino, Cláudia Salvado, Cristiana Pereira e Dalila Pelicano.
Destinada a alunos do ensino básico e secundário e integrada nos seus temas de Educação Sexual, em parceria com o Projecto de Educação para a Saúde (PES) e a Cáritas Diocesana da Guarda, através do seu projecto "100 Muralhas", o projecto contou ainda com o contributo de Carlos Brito, presidente do Centro de Alcoólicos Recuperados da Guarda, Vera Pragana, directora do Centro de Apoio à Vida da Cáritas Diocesana da Guarda e Elsa Gouveia, ex-vítima de violência doméstica que, através dos seus testemunhos, deram uma lição sobre o ser vítima e/ou violentador, suas causas e consequências.
Carlos Brito falou do seu percurso de vida antes, durante e após a sua dependência do álcool. Vera Pragana elucidou a plateia sobre as várias formas de violência exercida especialmente sobre mães adolescentes, que perderam todo e qualquer suporte de vida. Elsa Gouveia, testemunhou o seu inferno de vida durante 15 anos de casada com um alcoólico violentador e as dificuldades por que passou para se libertar daquela tortura.
Os alunos presentes apreciaram deveras estes testemunhos e saíram desta palestra mais sensibilizados e alerta para estas chagas que continuam a envergonhar a nossa sociedade.

In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: