segunda-feira, 7 de março de 2011

Penamacor: Câmara contra alteração do centro de emprego


Os desempregados do concelho de Penamacor passam a ser atendidos a partir deste mês no Centro de Emprego de Castelo Branco, deixando a Covilhã. A decisão foi comunicada pelo presidente da Câmara Municipal de Penamacor, que diz ter sabido da alteração apenas na última sexta-feira, dia 25. Domingos Torrão garante no entanto que a decisão estaria tomada desde o final de Dezembro, sem que a autarquia tenha sido consultada sobre a matéria.
Aparentemente esta mudança resulta da própria organização do território, já que Penamacor pertence à chamada NUT (Nomenclatura de Unidade Territorial) da Beira Interior Sul, que abrange os concelhos de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.
"Não temos qualquer razão de queixa e não percebemos o porquê desta decisão", afirma Domingos Torrão, que pretende falar com Valter Lemos, o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, que é natural do concelho. "Eu sinceramente nem sei se o secretário de Estado tem conhecimento disto", acrescenta Torrão.
A União dos Sindicatos de Castelo Branco condena a decisão. Luís Garra, o coordenador da organização ligada à CGTP, diz que a alteração no centro de emprego começa por ter uma consequência "gravíssima" que passa pelo aumento dos custos de deslocação dos próprios habitantes "principalmente os do norte do concelho que estão mais próximo da Covilhã que de Castelo Branco". Além disso acredita que contribui para a alteração dos dados do desemprego, com o alívio do número de desempregados na Covilhã e um aumento ligeiro em Castelo Branco.
O Reconquista contactou o Instituto do Emprego e Formação Profissional no sentido de obter mais esclarecimentos, mas não obteve qualquer resposta até ao fecho desta edição.


Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: