sexta-feira, 11 de março de 2011

Dérbi: Vizinhos, vizinhos futebol à parte!



Se o Pedrógão jogasse sempre como o fez no último domingo com o Penamacor, para a ronda de abertura da fase final do campeonato distrital de futebol, seguramente estaria mais colado às principais decisões da prova. A formação liderada tecnicamente por Alexandre Gaspar constituiu um adversário à altura da qualidade do 1º classificado e no deve e haver das ocasiões passíveis de resultarem em golo até pode reclamar o maior número.
O seu técnico lamenta a perdularidade no dérbi, como também "as condições adversas com que nos temos confrontado nesta época", entre as quais um campo que, por enlameado na maioria dos jogos, tem sido um empecilho à capacidade futebolística do Pedrógão. Só na fase regular, a equipa de Chana perdeu aí cinquenta por cento dos pontos em jogo.
A ADEP encontrou, desta vez, um pelado em excelentes condições e o técnico Hugo Andriaça até elogiou esse aspecto. Não obstante ver o Atalaia mais próximo, o treinador dos raianos nem considerou um mau resultado o empate. Isto porque "tivemos pela frente verdadeiros tigres e se tiverem este comportamento com os outros adversários, dificilmente alguém passará aqui. Mas jogar com o Penamacor motiva sempre mais...", atirou Andriaça.
Houve ocasiões soberanas para os dois lados. Logo ao terceiro minuto, Brígida falhou uma de forma escandalosa, após defesa incompleta de Oleh a um dos vários livres perigosos batidos por Caronho.
No primeiro tempo o Penamacor controlou melhor as incidências do jogo e marcou num lance feliz de Manoel. A troca operada ao intervalo no Pedrógão, Brígida por Toni, mexeu com a estratégia da equipa da casa, que passou, muitas vezes, a evoluir num arrojado 4.2.4. Na melhor combinação do encontro, entre Hélder Correia e João Sousa, nasceu o tento do empate.
Depois, a vitória andou próxima de ambos os conjuntos e na retina fica uma "bomba" de Graça ao ferro da baliza de Tiago e um golo cantado desperdiçado por João Sousa. "Queríamos muito ganhar esta partida, para encurtar distâncias e ver o que dão três pontos que andam por aí a voar", referiu Alexandre Gaspar, numa alusão às questões disciplinares que estão emperradas no CD da Associação de Futebol. Já Andriaça tranquiliza as suas hostes: "o Penamacor é a equipa que trabalha mais e melhor e vai ser recompensada por isso. No terreno de jogo!", também numa indirecta às questiúnculas que ameaçam marcar este campeonato.



FICHA DO JOGO

Pedrógão 1 Penamacor 1
Campo Manuel Morais, Pedrógão S. Pedro.

Pedrógão
Tiago
Hélder
Roque
P. Ferreira
Valter
(Felipe, 76)
Rui Reis
Caronho
David
João Sousa
Neves
Brígida
(Toni, 45)
Treinador: Alexandre Gaspar

Penamacor
Oleh
Cristophe
(Dani, 88)
Sérgio
Gelson
Esquivas
Chiquinho
(Vasco, 73)
P. Silveiro
Bernardo
(Patriarca, 42)
Graça
Ricardo Costa
Manoel
Treinador: Hugo Andriaça

Árbitro: Luís Cruz, assistido por Diogo Venâncio e Jorge Andrade.
Marcadores: 0-1 Manoel (36), 1-1 João Sousa (55).
Disciplina: amarelo a David (16), R. Costa (74), Manoel (84), P. Silveiro (90+2).


Autor: Artur Jorge in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: