sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Águas

Torrão diz que polémica das termas é política

O autarca considera “estranho” que o caso dê que falar em véspera de eleições.
O presidente da Câmara Municipal de Penamacor diz que a polémica sobre o funcionamento das Termas de Águas é fruto da aproximação das eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro. Domingos Torrão entende que houve aproveitamento político do caso por parte de pessoas “que pretendem denegrir a imagem do concelho de Penamacor”.
O autarca penamacorense não aponta nomes mas lembra o calendário. “O que eu estranho é exactamente nesta altura, em que toda a gente sabe em que pé estavam as termas”, diz.
No inicio de Agosto o chefe de Divisão Ambiental da Direcção Geral de Saúde (DGS) veio dizer que as termas estavam a funcionar ilegalmente e por isso não deviam estar sequer de portas abertas ao público. Isto apesar de ser público que o espaço termal se encontra desde há vários anos em processo de legalização, junto de entidades como a Direcção Geral de Energia e Geologia e o Instituto Geológico e Mineiro, com o qual a Câmara Municipal de Penamacor tinha estado reunida semanas antes para tratar do alvará.
Nos últimos anos as termas têm aberto portas a aquistas em fase experimental, algo que a DGS criticou. Mas segundo o autarca penamacorense “nunca esteve em causa a saúde pública ou algum mau tratamento aos utentes das termas”, lembrando que o processo está a ser acompanhado por um médico hidrologista e a própria Universidade da Beira Interior.
Torrão alega ainda que quando o caso chegou à comunicação social a autarquia se preparava para entregar na Direcção Geral de Saúde e na Direcção Geral de Energia e Geologia os relatórios sobre o processo.
“Toda a gente sabia em que condições estávamos a trabalhar”, diz, recordando que o balneário chegou a ser visitado em 2003 pelo então secretário de Estado Adjunto e da Saúde, tal como reza a placa colocada na recepção do balneário.
Tal como Reconquista noticiou a autarquia reuniu entretanto com a DGS em Lisboa e o processo de legalização segue em frente. Domingos Torrão diz mesmo que no caso do balneários – remodelado há poucos anos – “tem condições tão boas ou melhores do que muitas termas que estão a funcionar”.
Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: