terça-feira, 24 de maio de 2016

Penamacor: Um carinho especial pelo xadrez

Um xadrezista do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, de Penamacor, está qualificado para a final do Campeonato Nacional de Xadrez Escolar, que decorrerá de 19 a 22 de maio, em Lisboa.

Os xadrezistas da Ribeiro Sanches de Penamacor

Um xadrezista do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, de Penamacor, está qualificado para a final do Campeonato Nacional de Xadrez Escolar, que decorrerá de 19 a 22 de maio, em Lisboa.
Rafael Pinto, natural da Benquerença e aluno do 11.º ano, confirmou no campeonato regional entre praticantes dos seis distritos da zona centro do país, as credenciais que trazia do distrital e vai defender o concelho e a área educativa de Castelo Branco, no escalão de juvenis.
A representação penamacorense distingue-se nesta modalidade de tabuleiro. E consegue até melhores resultados que na edição do ano passado, onde os seus alunos já tinham sobressaído. Apresentou-se no campeonato regional na condição de campeã distrital individual e por equipas em iniciados e juvenis.
Numa prova dominada por escolas dos distritos de Coimbra e Aveiro, Penamacor foi vice-campeã com a equipa de iniciados e conseguiu esse apuramento do juvenil Rafael Pinto para o campeonato nacional.
O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, no âmbito do desporto escolar, aposta na modalidade de xadrez há alguns anos. "É uma atividade entusiasmante, que desperta interesse nos alunos, do 1.º ciclo ao ensino básico. Contribui não só para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, como para a interação com outras escolas", explica João Pacheco, o docente responsável pelo grupo-equipa de xadrez.
Este professor salienta não só os resultados desportivos conseguidos "como o fair-play evidenciado durante uma competição exigente com praticantes de muito bom nível técnico".

Autor: Artur Jorge in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: