quarta-feira, 4 de maio de 2016

PARLAMENTO QUER PROIBIR CAÇA NA MALCATA

Rádio Cova da Beira

A Assembleia da República aprovou o projecto do Bloco de Esquerda que defende que o Governo volte a proibir a caça na Serra da Malcata, que FOI autorizada pelo executivo desde Fevereiro. O projecto de resolução do Bloco de Esquerda foi aprovado com a abstenção do PS, o voto contra do CDS e do deputado socialista Ascenso Simões, e os votos favoráveis dos restantes partidos. 

A proposta do Bloco recorda que após quase 23 anos de proibição de caça na Reserva Natural da Serra da Malcata, o Governo decidiu autorizá-la, a 8 de Fevereiro deste ano, através da publicação de uma portaria revogando uma anterior que proibia a caça naquela reserva.
"A decisão do Governo levanta imensas preocupações relativamente à conservação de espécies em risco, desde logo o lince-ibérico, mas também o lobo e o abutre-preto. Também as populações de corço, o veado ou o coelho (população essencial à implantação do lince-ibérico) podem ver a sua recuperação em causa na área", sustenta a recomendação bloquista.
O projecto apresentado pelo Bloco sublinha que "a decisão levanta ainda mais questões e riscos dada a actual situação deficitária de recursos humanos e de financiamento da reserva".
O Parlamento quer assim que o governo recue na decisão de autorizar a caça na Reserva Natural da Serra da Malcata.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: