quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

“VILA MADEIRO”: FUNDÃO APOIA CANDIDATURA DE PENAMACOR

Rádio Cova da Beira

O anúncio do presidente da câmara municipal de Penamacor de que irá candidatar o madeiro a património da humanidade tem o apoio do município do Fundão. O chefe do executivo fundanense garante que a câmara a que preside “não só estará a apoiar a candidatura da autarquia de Penamacor como disponível, estando também a tradição dos madeiros tão fortemente enraizada no nosso concelho, a poder potencializa-la entroncando na estratégia que o município de Penamacor venha a desenvolver”, disse Paulo Fernandes. 

Para o edil, que falava na apresentação da campanha de Natal no Fundão 2015, o concelho de Penamacor “deve ser pivô de uma candidatura global tendo em vista a força, a especificidade e carga que tem o madeiro daquela vila”, salienta.
O presidente da câmara do Fundão considera que, do ponto de vista do Natal tradicional, o madeiro é uma das expressões maiores de Portugal, por isso “deixo esta total disponibilidade para entroncar na boa ideia do município de Penamacor em relação a esta tradição”, conclui.
Recorde-se que na última sessão da assembleia municipal de Penamacor, o presidente da câmara municipal de Penamacor informou os membros do órgão que o madeiro de Natal de Penamacor, considerado o maior do país, vai ser candidatado a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
A câmara já registou a marca 'Penamacor Vila Madeiro' e vai avançar agora com o estudo "exaustivo" dos rituais associados à tradição do madeiro em todo o concelho, de modo a formalizar a candidatura no próximo ano.

"O que pretendemos é efetuar uma candidatura do madeiro e de todos os rituais associados a essa tradição em todo o concelho, já que, além de Penamacor - que tem claramente o maior madeiro de Portugal - também todas as nossas freguesias fazem o seu madeiro e têm tradições associadas esta época", disse.

O autarca considera que a candidatura pode "ser uma mais-valia na valorização cultural desta tradição". O madeiro de Penamacor, que já se encontra junto á igreja, está pronto a ser ateado, o que acontece no próximo dia 23 dezembro.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: