quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

PENAMACOR: CÂMARA QUER MADEIRO COMO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

Rádio Cova da Beira

O madeiro de Natal de Penamacor, considerado o maior do país, vai ser candidatado a Património Cultural e Imaterial da Humanidade, anunciou o presidente da autarquia penamacorense. 

De acordo com António Luís Beites, que falava no final da sessão da assembleia municipal, a câmara já registou a marca 'Penamacor Vila Madeiro' e vai avançar agora com o estudo "exaustivo" dos rituais associados à tradição do madeiro em todo o concelho, de modo a formalizar a candidatura no próximo ano.

"O que pretendemos é efetuar uma candidatura do madeiro e de todos os rituais associados a essa tradição em todo o concelho, já que, além de Penamacor - que tem claramente o maior madeiro de Portugal - também todas as nossas freguesias fazem o seu madeiro e têm tradições associadas esta época", disse.

O autarca considera que a candidatura pode "ser uma mais-valia na valorização cultural desta tradição", que se cumpre em momentos distintos.

O primeiro começa na noite de dia 7 de dezembro (este ano será na próxima segunda-feira), quando, com a ajuda dos populares, os jovens que completam 20 anos procedem ao arranque e corte de árvores e troncos de grande dimensão.
Na terça-feira,  8  dezembro(terça-feira) ao início da tarde, o madeiro será transportado para junto da igreja, num cortejo muito animado e participado, que conta sempre com vários tratores e veículos. Os troncos serão depois empilhados e normalmente chegam a atingir mais de 10 metros de altura. É no dia 23, à meia-noite, que o enorme madeiro é ateado.

O levantamento da tradição do madeiro em Penamacor vai ser efetuado por um antropólogo, que contará com a colaboração dos serviços técnicos da autarquia.

Para o presidente da edilidade de Penamacor, esta iniciativa pode vir a ser uma marca do concelho
“Vamos continuar a apostar no evento e alargar o investimento nos próximos anos. Pode ser uma imagem de marca do concelho. Fizemos questão, nas obras de requalificação do centro de vila, que este sábado foram inauguradas, de deixar a marca numa das paredes “Penamacor - Vila Madeiro” para quem nos visita dar conta desta iniciativa, que começamos o ano passado e daqui para frente vamos continuar a trabalhar para alargar a sua dimensão”, assegura António Beites.

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: