quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

VILA DE PENAMACOR RENOVADA

Rádio Cova da Beira

Um ano e um milhão de euros. Foi o tempo e o investimento que mudou a imagem da vila de Penamacor. As obras de requalificação junto aos paços do concelho e na envolvente à igreja foram inauguradas no dia em que arrancou a iniciativa Penamacor – Vila Madeiro, agora também uma vila “renovada”. 

Segundo o presidente da câmara municipal, António Beites, “Penamcor está com uma cara diferente, ficou renovada na sua estética, no embelezamento que teve, e criámos uma praça que não tínhamos, ao lado da igreja matriz, que este mês será visitada por milhares de pessoas, e que engrandece a vila de Penamacor”.

Mas as obras não foram apenas de estética. Segundo o autarca, o trabalho feito no sub-solo, com a substituição das condutas, permitiu resolver um grave problema da vila “não tínhamos redes separativas, tínhamos um prejuízo incalculável com a água da chuva a entrar nos colectores de saneamento, só com esta intervenção iremos ter um retorno considerável porque deixaremos de pagar os metros cúbicos da água pluvial que entrava nas nossas Etars”.
A próxima intervenção será no cimo de vila, onde António Beites gostaria de ver obras, no terreno, já no próximo ano “já estamos em fase de projecto, que será coordenado com a Direcção Geral de Cultura do Centro uma vez que temos o nosso castelo classificado, e esperamos ter o projecto pronto durante o primeiro semestre do próximo ano para que possamos lançar a obra, eventualmente ainda em 2016”.
Aproveitando a presença do vice presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro, António Beites, avançou com o próximo projecto que segundo, Luís Caetano se enquadra no novo quadro comunitário de apoio “todas as obras de regeneração urbana são obras que podem ter enquadramento no próximo quadro, se todas serão elegíveis ou não, é outra questão”, refere o vice presidente da CCDRC que elogiou a “obra e a vontade de Penamacor”.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: