quinta-feira, 17 de setembro de 2015

IMI: PENAMACOR APROVA DESCONTOS

Rádio Cova da Beira

A câmara de Penamacor vai continuar a cobrar, no próximo ano, a taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), sobre a qual serão aplicados os descontos para as famílias com filhos a cargo que o governo deixou nas mãos das autarquias. A medida representa uma redução de 20 mil euros nas receitas do IMI e vai beneficiar 200 famílias do concelho. 

“As famílias que têm dependentes a cargo passaram a usufruir de 10% de desconto sobre este valor mínimo DE 0,3 que estamos a propor, se tiverem um filho a cargo, 15% se tiverem dois e 20%. Isto representa uma perda de receita para a câmara municipal mas traduz-se em mais um apoio, um benefício para as nossas famílias”, justifica António Beites.
A medida foi aprovada por unanimidade na última reunião pública do executivo com os aplausos da oposição. Pedro Folgado alertou no entanto a maioria para a possibilidade de virem a ser introduzidas outras alterações que sirvam de incentivo à recuperação de imóveis degradados “saudamos a aplicação da taxa mínima do IMI, saudamos também a introdução do coeficiente familiar, mas ainda não perdemos a esperança que até ao fim do mandato seja introduzida a majoração que temos vindo a sugerir para os imóveis degradados”.
António Beites, presidente da câmara de Penamacor, garante que no próximo ano estarão reunidas as condições para introduzir essas alterações “daqui a um ano traremos essa questão de penalizar todos os que tenham imóveis degradados, faz muito sentido até quando queremos recuperar o centro da vila de Penamacor”.
A autarquia está a realizar um levantamento dos imóveis degradados do concelho que no próximo ano serão penalizados na cobrança do IMI.
Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: