quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MEIMOACOOP EXPORTA QUEIJO E MEL

Meimoacoop produz por ano cerca de 80 toneladas de queijo na unidade agro industrial que abriu em 1999 na freguesia de Benquerença.
RCB 
O escoamento está assegurado maioritariamente para o mercado nacional, apesar de nesta altura estar a exportar mais de 20% da produção “estamos a exportar cerca de 20% para a França e vamos iniciar a exportação quer de queijo quer de mel para a Alemanha, a nível nacional temos distribuição total na rede Mosqueteiros (inter e ecomarché) e estamos nas nove maiores superfícies do país do Pingo Doce”, explica à RCB Domingos Bento, presidente da direcção da Meimoacoop.
Quanto à central meleira que a cooperativa abriu no ano 2009 na freguesia de Vale da Sra. da Póvoa, tem estado muito aquém das expectativas em termos de produção. Inicialmente projectada para tratar 50 toneladas de mel por campanha, nos últimos anos tem recebido entre 20 a 30 toneladas “temos escoado toda a produção dos apicultores mas quanto a nós é insuficiente para o investimento que foi feito, só haveria uma solução que era importar mel mas como cooperativa não fazemos isso na medida em que queremos ter uma produção de qualidade devidamente certificada como é caso do queijo e do mel”.
Para esta redução na produção do mel e no número de apicultores muito têm contribuído as condições climáticas e os incêndios “têm sido mais os apicultores que se perdem do que os novos que aparecem, estes últimos anos não têm sido favoráveis e os incêndios também contribuíram muito para esta redução de apicultores”.
Segundo o registo apícola do passado mês de Junho são cerca de 220 apicultores que pertencem à zona controlada que é gerida pela Meimoacoop e que abrange os concelhos de Penamacor, Belmonte, Guarda e Sabugal.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: