quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Eucaliptos ilegais crescem na região

25% da área florestal de Penamacor são eucaliptos. Plantação ilegal gera polémica em Águas. População receia impacto nas culturas tradicionais e reclama abate

“FORAM plantados há quase meio ano e já dali não saem”, antevê, indignada, uma das subscritoras do abaixo-assinado que cerca de três dezenas de moradores da freguesia de Águas fizeram chegar à Câmara de Penamacor, denunciando um caso de alegado “incumprimento florestal”. Em causa estava (e está!) uma plantação de eucaliptos, que, aos olhos dos subscritores, configura “um crime ambiental”.
Penamacor, recorde-se, é o concelho do distrito com maior área percentual de eucalipto, tendo esgotada a cota máxima. 25% da floresta daquele concelho já é eucalipto e a população receia o impacto de novas plantações nas culturas tradicionais e no equilíbrio e defesa da própria floresta.
O abaixo-assinado dirigido à Câmara denuncia uma plantação de eucaliptos , sem licenciamento, numa área de cerca de 20 hectares no sítio “Casa Telhada”. Os subscritores (o JF contactou alguns deles e nenhum quis dar a cara por recear represálias) insurgem-se contra a possibilidade de “uma entidade/pessoa beneficiar de um regime permissivo, num concelho que já atingiu a cota máxima daquela espécie de rápido crescimento. 

Toda a reportagem na edição semanal.

Por: Lúcia Reis in "Jornal do Fundão"

Sem comentários: