terça-feira, 3 de maio de 2011

PENAMACORENSE É CAMPEÃO DISTRITAL


Penamacor está em festa. A equipa mais representativa do concelho conquistou esta tarde, a uma jornada do fim do campeonato, a Liga Covifil e apurou-se para disputar o campeonato nacional da 3ª divisão na próxima temporada.

Este era o principal objectivo do clube. Quer os dirigentes quer o técnico, Hugo Andriaça, sempre se assumiram como favoritos à vitória no campeonato. O treinador teve o desplante de dizer, ainda antes de se iniciar o campeonato, que a sua equipa era a melhor, que ele era o melhor e que por isso, acontecesse o que acontecesse, a sua equipa iria ser campeã distrital. Na altura estas declarações foram consideradas arrogantes por muitos agentes ligados a este fenómeno, o que é um facto é que a ADEP venceu a fase regular com relativa facilidade, conseguiu amealhar os pontos necessários para que na fase final não fosse surpreendida.

Nesta carreira triunfal a equipa comandada por Hugo Andriaça realizou 29 jogos, 20 na fase regular e 9 na fase final, nestes vinte e nove jogos venceu 22, empatou 5 e só perdeu dois encontros, um na fase regular, em Oleiros, por 2-0 e outro na fase final, em Cernache, por 5-1. Marcou 70 golos e sofreu 19. Na fase regular marcou uma média de 2,7 golos por jogo, na fase final apontou uma média, mais baixa, de 1,78 golos por jogo.

Os números apresentados não deixam margem para duvidas, a ADEP foi a melhor equipa da Liga Covifil e por isso mereceu fazer a festa.

No jogo desta tarde a equipa de Penamacor não esteve ao nível de outros jogos, muito por culpa da boa actuação da equipa da Atalaia do Campo. A equipa do concelho do Fundão deslocou-se a Penamacor com apenas 11 jogadores e foram estes que criaram muitas dificuldades aos novos campeões distritais. A Atalaia do Campo, sem alternativas, bateu-se muito bem durante toda a partida e foi inclusive a primeira equipa a criar perigo, por Ivan Torres. A ADEP ganhou vantagem no marcador aos 49’, por Manoel, concluindo de cabeça um ataque da sua equipa. Este jogador seria excluído da partida aos 65’, por ter visto segunda cartolina amarela, pouco tempo antes Ivan Torres voltou a estar perto de marcar mas o remate saiu na direcção dos ferros da baliza de Oleh. A Atalaia do Campo também iria acabar o jogo com menos uma unidade, por expulsão de Janilson, aos 90’, também por duplo cartão amarelo.

Em Cernache do Bom Jardim a equipa do Vitória tinha como principal motivação adiar a festa dos penamacorenses. Os comandados de Filipe Avelar sabiam que a tarefa era difícil, no entanto, só vencendo o seu jogo com o Proença é que podiam adiar a festa da ADEP se eventualmente esta tropeçasse ante a Atalaia. Como se sabe não foi isso que aconteceu mas o Vitória fez o que lhe competia, vencer o seu jogo. Venceu por 2-0 e ainda se deu ao luxo de falhar uma grande penalidade. Aos 42 minutos David Vieira marcou o primeiro golo, resultado com que chegaram ao intervalo. Na segunda parte, aos 60’ Alan Santolini ampliou para 2-0 e o 3-0 só não aconteceu porque Rabãa, ao tentar converter uma grande penalidade rematou por cima da baliza. Com mais este triunfo o Vitória está em muito boa posição para conquistar o direito a disputar a final da Taça de Honra, José Gonçalves Farromba, que se há-de disputar no dia 15 de Maio no Municipal de Belmonte. Para já tem dois pontos de vantagem sobre a ADEP e vantagem sobre esta formação nos confrontos directos.

Em Alcains a equipa do CDA teve o pássaro na mão mas não conseguiu segura-lo. Os comandados de João Laia esteve a vencer por 2-0, mas permitiram que a equipa de Pedrógão chegasse à igualdade. O primeiro golo, obtido aos 45’, resulta de uma grande penalidade cometida por Sousa sobre Fiúza e que Betinho converteu. Na segunda parte e logo aos 6 minutos Tomé fez um chapéu ao guardião contrário e colocava a sua equipa a vencer por 2-0. A reacção da equipa de Xana deu-se aos 70 minutos quando foi assinalada uma grande penalidade que Betinho terá cometido. Caronho reduziu e seis minutos depois foi Ricardo Santos a fixar o resultado num empate a dois. As duas equipa já não têm outros objectivos que não sejam o de honrarem os clubes que representam.

A Liga Covifil, a uma jornada do final, tem a ADEP com 44 pontos, seguido do Sernache com 39, Atalaia 32, Alcains 26, Pedrógão 25 e Proença 21

Com o campeão encontrado a última jornada vai servir apenas para que se defina quem vai jogar a final da Taça de Honra, com o Oleiros. A ADEP joga em Proença e o Sernache desloca-se a Pedrógão. Como já foi salientado o Vitória tem dois pontos de vantagem sobre a ADEP.


Oleiros é o primeiro finalista da Taça de Honra

Na luta pelo 7º lugar da Liga Covifil e finalista da Taça de honra, o Oleiros, com a vitória que alcançou na tarde deste domingo sobre o Vilarregense, por 4-0, assegurou presença em Belmonte, dia 15 deste mês, na final da Taça de Honra José Farromba. A equipa de João Paulo Natário conseguiu no espaço de dois minutos marcar outros tantos golos e, praticamente, arrumar o jogo a seu favor. Esteves marcou o primeiro aos 9 minutos e o segundo aos 11. Na segunda parte a equipa de Oleiros marcou mais dois, o terceiro, por Laranjo, aos 69’ e o 4º foi de novo da autoria de Esteves, sobre o final da partida.

No Teixoso também se marcaram muitos golos, o primeiro foi muito próximo do intervalo, por intermédio de Caniço, para a equipa da casa. Logo no primeiro minuto da segunda parte Tiago Felizardo fez o 2-0 e quatro minutos depois foi Luís Afonso que introduziu a bola na sua própria baliza, fazendo o terceiro para o Teixosense. Aos 58’ Martins ainda reduziu para a equipa de Escalos de Cima, mas Miguel, de grande penalidade, iria fixar o resultado em 4-1 para a equipa da casa.

Neste campeonato também já está tudo definido e a última jornada será mesmo para que se cumpra calendário. Vão jogar Oleiros – Escalos e V. V. Ródão – Teixosense.


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: