sexta-feira, 30 de outubro de 2009

GNR promove acções de sensibilização

Idosos em segurança

Prevenir as burlas, sobretudo entre a população mais idosa é o principal objectivo de um conjunto de acções de sensibilização que a GNR está a promover, entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, em todo o território nacional, no âmbito do programa Idosos em Segurança.
No distrito de Castelo Branco, a GNR também tem desenvolvido este tipo de acção nas diversas freguesias da sua área de jurisdição. Com esta acção, o objectivo é “contribuir para uma melhoria dos canais de ligação da GNR à população, potenciando também desta forma, o sentimento de segurança junto da população afectada por este tipo de criminalidade”.
Com estas acções também se divulga e dá visibilidade ao Programa “Apoio 65 – Idosos em Segurança”, implementando o contacto pessoal com os idosos, nas suas residências, sobretudo nos mais isolados, e nos locais habituais de concentração, especialmente em Centros de Dia, Lares da Terceira Idade, Misericórdias e Igrejas, sensibilizando-os e alertando-os para a adopção de medidas preventivas, ou para os procedimentos a seguir aquando da ocorrência deste género de crimes.
Entre 15 de Outubro e 15 de Novembro, o Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, através do seu dispositivo, irá promover um total de seis acções de sensibilização na área do Destacamento de Castelo Branco, 23 na Covilhã, 11 no Fundão, 14 em Idanha-a-Nova e nove acções na Sertã.
As acções que contam com a presença dos comandantes dos destacamentos começaram terça-feira, dia 27, no Lar/Centro de Dia do Barco, na Covilhã, e no Lar Santa Casa Misericórdia da Soalheira, Fundão. Esta quinta-feira, a GNR vai estar na Casa do Povo de Malpica do Tejo, Castelo Branco, pelas 16H00, dia 31 de Outubro, também pelas 16H00, na Junta de Freguesia da Aldeia de Santa Margarida, Idanha-a-Nova; dia 2 de Novembro, no Centro de Dia do Tortosendo, Covilhã; dia 5, pelas 11H00, no auditório Municipal de Vila de Rei; dia 7 de Novembro, pelas 15H30, na Casa de Artes e Cultura de Vila Velha de Ródão e pelas 18H00, na Junta de Freguesia de S. Miguel de Acha, Idanha-a-Nova; dia 10 de Novembro, pelas 10H00, na Casa da Cultura da Sertã; e dia 12 de Novembro, pelas 14H30, na Santa Casa da Misericórdia de Penamacor.
Refira-se, contudo, que a GNR, à parte destas acções integradas num plano nacional, tem desenvolvido, no distrito, com regularidade, este tipo de sensibilização, quer junto dos idosos, no âmbito do Programa Idoso em Segurança, quer junto das crianças, nas diversas escolas.

In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: