A população de Meimão e de outras aldeias do concelho de Penamacor passou a manhã de sábado a retirar lixo da barragem. Os avisos no local ainda são ignorados e os pescadores são os alvos das críticas.
Pneus, alguidares, colchões ou bidões. O normal seria encontrá-los numa qualquer lixeira mas estes e outros objectos povoam as imediações da barragem de Meimoa, em Penamacor. Ou povoavam, já que o auto-denominado Movimento Cívico e Ambiental na Defesa da Barragem deitou mãos à obra e durante a manhã de sábado foi à caça do lixo.
O encontro foi junto à igreja da aldeia às primeiras horas da manhã, com gente da terra mas também de populações vizinhas, como a Meimoa ou Benquerença. Um exemplo que Francisco Campos, o presidente da Junta de Freguesia de Meimão, gostaria que fosse seguido por outros, porque a barragem beneficia muita gente.
“Acho que se deviam juntar mais pessoas porque toda a gente do concelho bebe a água aqui da barragem”, diz o autarca, que uma semana após a reeleição repete a iniciativa que promoveu há quatro anos quando tomou posse.
Da manhã de trabalho saltam à vista os monos que as pessoas vão deixando à beira da estrada como se fosse uma lixeira. Mas na barragem é mais fácil encontrar garrafas e sacos de plástico. Alguns até se dão ao trabalho de prender estes com uma pedra para que o lixo não se espalhe. Utilizar os caixotes é que nem por isso.
Francisco Campos aponta o dedo sobretudo aos pescadores, que segundo ele “deixam sacos atados com restos das merendas em vez de trazerem”. E não é por falta de aviso, porque em redor da barragem são vários os painéis colocados pela junta que apelam ao civismo e indicam os caixotes.
Com esta acção a junta de freguesia cumpre também uma das cláusulas do protocolo assinado recentemente com a Associação dos Escoteiros de Portugal, para a instalação do campo nacional desta associação na aldeia, explica o presidente.
O lixo deu para encher alguns tractores e carrinhas de caixa aberta, que ao final da manhã regressaram à aldeia. Na mesa já esperava a chanfana oferecida pela junta para um almoço onde também esteve o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Domingos Torrão.
A barragem está agora mais limpa, resta saber até quando.
Sem comentários:
Enviar um comentário