sexta-feira, 12 de março de 2010

Sensibilização aposta nas camadas mais jovens

Protecção Civil vai às escolas
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco está a desenvolver diversas actividades de protecção civil, por todo o distrito, com grande incidência nas escolas, ao longo do mês de Março.
Desde o dia 1, Dia da Protecção Civil, já foram desenvolvidas iniciativas nos agrupamentos de escolas Afonso de Paiva, Oleiros e Ribeiro Sanches, em Penamacor e na Escola Secundária da Sertã. A grande incidência tem sido a evacuação dos estabelecimentos de ensino e para além disso têm sido levadas a cabo outras actividades de protecção e socorro, pelos respectivos corpos de Bombeiros. A Viatura de Planeamento, Comando e Comunicações marca presença nos recintos escolares, para que toda a comunidade se aperceba da forma como são desenvolvidas as ligações, nas diversas ocorrências.
A apresentação de um vídeo institucional e do site da Autoridade Nacional de Protecção Civil, bem como demonstrações por parte das diversas equipas da GNR e PSP, complementam todo o trabalho de sensibilização.
Para o comandante distrital operacional do CDOS este tipo de iniciativas promove uma motivação e articulação entre as escolas e os diversos agentes de protecção civil, para além do estreitar de relações dos municípios, com as autoridades policiais e com os próprios bombeiros.
“O treino faz a diferença e esta aposta das escolas no ensaio da sua evacuação é uma mais-valia para todos. Tudo se faz sem pânico, sem correrias e com muita seriedade e se algum dia for necessário os procedimentos já estão enraizados”, diz o comandante.
Mas, nem tudo está bem. Foram detectados alguns pontos fracos que vão agora ser analisados. Rui Esteves frisa que nalguns locais, o sinal de alarme não é audível em todos os espaços da escola e algumas centrais telefónicas não têm sistema de UPS, o que significa que não funcionam sem energia e isto pode causar alguns constrangimentos.
Por outro lado, é fundamental que cada professor saiba qual é a localização de cada turma, no ponto de encontro, por forma a rapidamente se aperceber se estão consigo todo os alunos que se encontravam na sala.

Sem comentários: