quinta-feira, 25 de março de 2010

Freguesia de Penamacor com animação

Amêndoas da Páscoa com cultura em Benquerença

A Semana Cultural de Benquerença regressa no próximo domingo com um programa variado e a burricada no último dia.

É assim há 11 anos sempre que a Páscoa se aproxima. Na freguesia de Benquerença os naturais desta aldeia do concelho de Penamacor são brindados no regresso à terra com cultura. Este ano não é excepção e o programa da Semana Cultural da Benquerença volta a apostar na variedade já a partir do próximo domingo.

A iniciativa organizada pela Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Benquerença começa este domingo, dia 28, às 16 horas, com uma arruada dos Bombos do Ourondo. Na primeira noite o palco fica por conta do Grupo de Cantares da Meimoa, que se apresenta a partir das 21 horas. E é sempre a esta hora que os convidados dos dias seguintes vão por lá passar.

O teatro volta a ser um dos protagonistas da programação com “Um poder chamado palavra” pelo Teatro Azul, de Nuno Miguel Henriques, na noite de segunda-feira. Na terça-feira será a vez do Váatão Teatro, de Castelo Branco, apresentar “Favas são favas”.

O último dia do mês de Março terá humor com Hugo Sousa, que ficou conhecido do grande público com o “Levanta-te e Ri” da SIC.

O fadista Zé da Câmara canta na Casa do Povo de Benquerença na noite de 1 de Abril e no dia seguinte o Grupo El Camino leva a música e dança rumba ao público da Benquerença. E da noite ficamos falados, porque a Semana Cultural de Benquerença termina à luz do dia, com a burricada a passear do adro da igreja da aldeia até ao santuário da Senhora da Quebrada, com partida às 11 horas. À chegada haverá feijoada, com arraial e concertinas para fazer a digestão ao longo da tarde.

Durante toda a semana os visitantes da aldeia podem ainda conhecer os bordados da Gina e o cantinho da Melita, as exposições que este ano marcam o programa.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: