sexta-feira, 12 de março de 2010

Chuva proporciona Verão tranquilo

Só falta encher a barragem da Meimoa

A albufeira do concelho de Penamacor regista o maior armazenamento dos últimos anos, numa altura em que a Marateca e Idanha estão no pico da capacidade.
A barragem da Meimoa, no concelho de Penamacor, é a única no distrito de Castelo Branco que ainda não atingiu o máximo da sua capacidade.
O mês de Fevereiro terminou com as barragens da Marateca, em Castelo Branco, e a Marechal Carmona em Idanha-a-Nova completamente cheias, o que no caso da albufeira idanhense acontece pelo segundo mês consecutivo.
A barragem da Marateca tinha fechado o mês de Janeiro a 96,4 por cento da sua capacidade, mas cedo chegou a cota máxima.
Na albufeira da Cova do Viriato, na Covilhã, nem se pode falar em novidades, visto que se encontra na máxima capacidade há três meses.
Em qualquer dos casos os números do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos comprovam que o armazenamento está muito acima da média para a época, o que também seria de esperar dado ser este um Inverno muito chuvoso.
Nas barragens da Marateca e de Idanha-a-Nova a média pouco ultrapassa os 80 por cento e na Meimoa ronda os 75 por cento. Mas a albufeira penamacorense chegou ao fim de Fevereiro com um armazenamento de 86,5 por cento, ultrapassando pela primeira vez em pelo menos 17 meses a média. E dizemos pelo menos porque as tabelas disponibilizadas referem-se apenas a este período temporal.
Nos últimos meses a barragem do concelho de Penamacor teve uma evolução pouco comum. Em Outubro de 2009 os valores de armazenamento encontravam-se abaixo dos 40 por cento e desde então não têm parado de subir, sobretudo a partir de Dezembro. A partir de então a Meimoa recuperou ao mês cerca de 20 por cento da sua capacidade. A notícia é boa não só para os agricultores que utilizam a água do Regadio da Cova da Beira mas sobretudo para as populações do concelho de Penamacor e de parte do concelho do Fundão, que bebem água da Meimoa.
In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: