domingo, 21 de março de 2010

DISTRITAL DE CASTELO BRANCO

Concluída que está a 3ª jornada do campeonato distrital, a equipa da Atalaia do Campo, que venceu esta tarde o Oleiros, por 3-0, manteve a liderança, com um ponto de vantagem sobre o seu próximo adversário, o Águias do Moradal, que nesta jornada derrotou o Pedrógão por 1-0.

Apuramento de Campeão

Foi uma jornada sem surpresas, considerando que as equipas melhor colocadas para discutir o título e que jogavam em casa, venceram os seus encontros.

No Estreito a equipa de António Belo levou de vencida um adversário directo, deixando-o a quatro pontos do primeiro posto. O Águias do Moradal foi quem melhor entrou na partida, como aliás seria de esperar, mas o tempo decorria e o marcador não sofria qualquer alteração, embora não tivessem faltado oportunidades. Foi com o resultado a zero que se chegou ao intervalo. Foi na segunda parte, quando o jogo se revelava menos atractivo que aconteceu o único golo do encontro. Estavam decorridos 62 minutos quando na sequência de um livre, batido sobre o lado direito, a bola foi colocada ao segundo poste onde apareceu Gonçalo Guerra a rematar para o fundo das redes de Tiago, que nada podia ter feito. O Pedrógão ainda tentou chegar-se ao último reduto do Águias mas em defesa da sua baliza os jogadores do Estreito estiveram muito bem.

Na Atalaia do Campo a equipa de Joca não deu quaisquer hipóteses à formação do Oleiros, a Atalaia venceu por 3-0, mas os números até podiam ter sido bem diferentes. O primeiro golo, apontado aos 14 minutos, resulta de uma jogada do jovem João Lisboa, que conduziu pelo lado direito, com a bola a ser cruzada para a zona central onde apareceu Ucha a finalizar com êxito; o 2º golo da tarde foi da autoria de Fábio Brito, aos 35m, que concluiu uma boa iniciativa individual de Carlitos. Foi com este resultado que se chegou ao intervalo. A segunda parte começou praticamente com a obtenção do 3-0, desta feita na conversão de uma grande penalidade que Bruno Cardoso cometeu sobre Ucha e que este converteu de forma superior.

No Fundão foi a equipa do Vitória de Sernache quem primeiro se adiantou no marcador. Estavam decorridos apenas quatro minutos quando o capitão de equipa dos forasteiros, Tiago, encheu o pé para desferir um remate, de primeira, alvejando a baliza contrária e assinando um golo de muito belo efeito. A Desportiva teve ensejo para igualar a contenda mas os remates não encontravam o caminho certo da baliza. O intervalo chegou com o Vitória na frente do marcador. Na segunda parte assentou-se ainda mais a pressão dos fundanenses que teve três boas ocasiões para igualar, sendo a mais flagrante aquela que João Mateus desperdiçou aos 66 minutos. Foi a dois minutos dos 90 que o empate acabou por acontecer e, de alguma forma, colocar justiça no marcador. Foi na conversão de uma grande penalidade, que Ricardo Morais converteu, a castigar corte com a mão de Filipe.

Com estes resultados a Atalaia mantém a liderança, com 32 pontos, seguido do Águias do Moradal com 31, Pedrógão 28, Sernache 25, Fundão 24 e Oleiros 18. No próximo fim de semana o jogo mais importante realiza-se no Estreito, entre Águias do Moradal e Atalaia do Campo, mas o jogo entre Pedrógão e Fundão também se reveste de grande importância, principalmente para a equipa de Xana. O outro confronto da tarde coloca frente a frente o Sernache ao Oleiros.

Fase de apuramento de finalista da Taça de Honra

O Teixosense, ao vencer a Lardosa, por 2-0, manteve-se na frente da classificação. O jogo manteve-se a zero até ao intervalo e foi só no segundo período que os Teixoso se conseguiu superiorizar ao seu adversário. Ricardo Sousa apontou o primeiro e Paulo Costa fez o segundo. A equipa da casa ainda introduziu a bola uma outra vez na baliza da Lardosa, mas o lance, procedido de fora de jogo, foi anulado.

Em Vila de Rei houve alternância no marcador. Marcou primeiro o Vilarregense, por Nuno Alves, aos 31 minutos, na segunda parte, o Valverde deu a volta ao resultado, aos 65, marcou o tento da igualdade, por Hugo Gigante, na conversão de uma grande penalidade e poucos minutos depois foi Ângelo a finalizar uma jogada de contra-ataque. O tento que definiu o resultado final aconteceu no último minuto dos descontos dados pelo árbitro Ricardo Fontes.

Em Proença a equipa da casa não teve grandes dificuldades em derrotar o Unhais da Serra. O primeiro golo foi apontado aos 22m, por Verganista, o 2-0 foi da autoria de Toni, resultado que se registava ao intervalo. Na segunda parte o mesmo Toni aumentou para 3-0 e Samuel apontou o tento de honra para o Unhais à passagem do minuto 80.

O Teixoso lidera com 25 pontos, seguido do Proença, com23, Valverde 20, Vilarregense11, Lardosa 3 e Unhais 2. No próximo fim de semana vão jogar, Valverde – Unhais, Lardosa – Vilarregense e Teixosense – Proença.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: