quinta-feira, 4 de março de 2010

Função pública

Greve fechou escolas no distrito

O Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) registou “dezenas de escolas que encerraram na região centro” por causa da greve geral da função pública ocorrida na quinta-feira.

Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Penamacor, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Proença-a-Nova foram os concelhos onde ocorreram encerramentos.

Segundo o SPRC no concelho de Castelo Branco estiveram encerradas as escolas básicas do 1.º ciclo do Matadouro, Srª da Piedade (Faria de Vasconcelos), S. Tiago (Afonso de Paiva), EBI Cidade de Castelo Branco e a EBI João Roíz, bem como a Escola Secundária de Amato Lusitano.

No concelho da Covilhã estiveram encerradas a EB1 do Paul, EB1 Penedos Altos, EB1 Refúgio, EB2 Pêro da Covilhã, EB 2 3 Paúl, EB 2 3 Teixoso, EB 2 3 Tortosendo, EBI S. Domingos, Secundária Campos Melo, Secundária Frei Heitor Pinto, Secundária Quinta das Palmeiras e Jardim de Infância do Rodrigo.

O sindicato registou ainda encerramentos na EB 1 e no Jardim de Infância do Ladoeiro, em Idanha-a-Nova, EB 2 3 Ribeiro Sanches de Penamacor, EB 2 3 Pedro da Fonseca de Proença-a-Nova, EBI de Vila Velha de Ródão e Jardim de Infância Porta Aberta, no Fundão.

Os sindicatos que representam os funcionários públicos convocaram a greve geral de contra o congelamento de salários anunciado pelo Governo.

Os sindicalistas contestam ainda o agravamento das penalizações das reformas antecipadas, questões relacionadas com as carreiras e com o sistema de avaliação.

De fora da convocatória ficou a região autónoma da Madeira para facilitar os esforços que estão a ser feitos para que a vida na ilha volte à normalidade, após o temporal de 20 de Fevereiro.

A última greve convocada pelas três estruturas sindicais realizou-se a 30 de Novembro de 2007 contra a imposição de um aumento salarial de 2,1 por cento.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: