quarta-feira, 3 de março de 2010

34 MILHÕES DE EUROS EM 4 MESES

É este o balanço do programa de apoio ao desenvolvimento regional em toda a região centro. Dados apresentados pela gestora nacional do Proder na última reunião da assembleia municipal de Penamacor, onde se deslocou a convite do presidente do órgão, para abordar a temática.
Há 6 meses no exercício do cargo, Gabriela Ventura reconhece que "os índices de execução deste programa estão muito abaixo do esperado". Ainda assim a região centro "é aquela que apresenta melhores índices de concretização e foi a primeira a conseguir alcançar as metas que definimos quando assumi este cargo".
A gestora nacional do Proder refere que "estes 34 milhões de euros de comparticipação pública permitiram alavancar mais de 90 milhões de euros de investimento global. A isto acresce um apoio suplementar de 4 milhões de euros para premiar a instalação de jovens agricultores na região centro".Gabriela Ventura acrescenta que, no caso concreto de Penamacor, o concelho "apenas viu reprovada uma candidatura de todas as que foram apresentadas às 4 medidas do programa".
Para melhorar os índices de execução do programa, Gabrila Ventura refere que "estamos neste momento a adoptar um conjunto de medidas que tem como objectivo simplicar a apresentação de candidaturas e, por outro lado, estamos a negociar com as confederações do sector um maior envolvimento na apresentação dos pedidos de pagamento que são uma das fases mais críticas do Proder".
Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: