quinta-feira, 4 de março de 2010

Fase final do distrital abre com dois dérbis

Agora é que vai piar fino!

No Estreito e no Fundão a rivalidade concelhia é posta à prova na ronda de abertura da fase final. Quatro primeiros partem separados por dois pontos.

Os sete pontos de atraso com que parte para os primeiros classificados (Pedrógão e Atalaia) não retiram o ânimo ao Oleiros, a última equipa a garantir o apuramento para a fase final do campeonato distrital da AF Castelo Branco.

Após o sorteio da fase “do tudo ou nada”, que ditou logo na abertura (dia 7) uma deslocação ao terreno do “eterno rival” (Estreito), o treinador José Ramalho não escondeu a satisfação por ser um dos finalistas da prova: “foi o objectivo traçado. Partimos com alguma desvantagem, mas o equilíbrio das equipas predomina e tudo poderá acontecer”. Logo após o dérbi, o Oleiros receberá o Fundão.

Em segunda instância, uma boa fase final poderá dar ao Oleiros “bilhete” para discussão da Taça de Honra, a 16 de Maio. A segunda prova do calendário, colocará frente a frente o melhor classificado do quadro de apuramento do 7º ao 12º e a equipa que mais pontos conquiste no quadro “principal”, chutando para cantos os pontos com que iniciam a poule.

Entre os técnicos finalistas há unanimidade quanto ao equilíbrio de forças. João Laia, da Desportiva do Fundão, dizia no domingo: “vão ser jogos de tripla”. A sua equipa recebe no domingo a Atalaia, ainda com aquela recente “cambalhota” do Campo 23 de Maio bem fresca (teve uma vantagem de três golos e perdeu).

António Belo, do Estreito, é o único que toca no tema arbitragem. Ainda com a partida da última jornada da fase regular quente, pede que “todos os sectores estejam à altura”. “Exige-se rigor nas nomeações e qualidade no trabalho dos árbitros”, acrescenta.

A Belo agrada jogar o primeiro jogo em casa, ainda que o Oleiros não fosse o adversário desejado. Sobretudo “por ser um dérbi”. O Estreito quer ser campeão distrital. A final da Taça virá por acréscimo: “se chegarmos ao título, provavelmente teremos também o melhor pecúlio da fase final”, refere.

Já para o vencedor da fase regular, foi atendido o pedido de efectuar o primeiro jogo em casa. Aliás, o sorteio fica marcado pelos arranjos prévios, para ir de encontro às solicitações feitas por diversos clubes, tendo sobretudo em conta questões de proximidade geográfica e transportes.

Alexandre Gaspar só não esperava que após a recepção ao Sernache, tivesse que efectuar duas deslocações consecutivas, à Atalaia e ao Estreito. “É um início forte, mas foi também numa sequência de jogos semelhante que a equipa moralizou na fase regular”, recorda Chana. O propósito dos pedroguenses passa “por ganhar o campeonato”. O técnico raiano não descura também a Taça de Honra e é da opinião que “o primeiro finalista poderia ter sido encontrado na fase regular”. Assim, “é muito provável que o campeão seja também a equipa que mais pontos irá somar nesta fase final”, entende o treinador.

A fase final do campeonato “Ling” inicia-se este domingo, dia 7, e estende-se até 9 de Maio, sem paragem na Páscoa. As mesmas datas valem para o quadro do 7º ao 12º lugar. A final da Taça de Honra joga-se uma semana após a conclusão do campeonato, em Vila Velha de Ródão.

Fase final

Pedrógão….25

Atalaia………25

Estreito…….24

Sernache….23

Fundão…….19

Oleiros……..18

Apuramento 7º/12º

Teixosense….16

Valverde……..16

Proença……….14

Vilarregense..7

Lardosa………..3

Unhais………….2

Autor: Artur Jorge in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: