quinta-feira, 4 de março de 2010

Penamacor reclama gestão da Serra da Malcata

Necessidade de desenvolver turisticamente o concelho é consensual na AM. Grupo de trabalho vai elaborar plano de actividades e promover seminário.

O TURISMO como actividade estratégica para um concelho desertificado como Penamacor foi o tema dominante da Assembleia Municipal, realizada na última sexta-feira, sob a presidência de Jorge Seguro, cuja capacidade de condução dos trabalhos foi, aliás, sublinhada na reunião. Coube ao PS trazer a questão do turismo para a ordem do dia, mas rapidamente se percebeu que é consensual a necessidade de conjugar esforços e vontades para garantir turismo de qualidade num concelho com potencialidades para desenvolver nesta matéria.
A “velha” promessa de criação de um hotel, que é tema recorrente da actividade municipal, não foi esquecida, mas no centro das atenções esteve, desta vez, a Reserva Natural da Malcata, considerada por Rui Marcelo “o maior trunfo deste concelho”. “É hora de o rumo desta Reserva ser outro, que não o do esquecimento, fundamentalismo e inactividade. O lince deverá regressar à Serra, mas até lá esta Reserva tem de se abrir ao país de forma regulada, mas atractiva, permitindo aproveitar um espaço, que todos gostariam de ter na sua região e não têm”, afirmou, colocando o dedo na ferida.
À reivindicação juntou, depois, o presidente da câmara a sua voz para dizer que “também nós entendemos que a Reserva Natural da Serra da Malcata tem de ser colocada ao serviço das populações dos concelhos de Penamacor e do Sabugal, mas ao longo dos anos temos assistido exactamente ao contrário. Já desafiei (sem êxito) quem de direito no sentido de assumirmos a gestão daquele espaço porque todos teríamos a ganhar”, considerou o autarca, comprometendo-se a insistir na questão. Nesta assembleia, decidiu-se criar um grupo de trabalho para preparar um plano de actividades na área do desenvolvimento turístico e promover um seminário sobre a mesma temática. A sugestão, de Porfírio Saraiva, do PS, mereceu aprovação unânime.

Sem comentários: