segunda-feira, 21 de agosto de 2017

PSD ABANDONOU PENAMACOR

Rádio Cova da Beira
O lamento é dos vereadores da coligação “Juntos por Penamacor”, ambos militantes do PSD, que continuam à espera da prometida jovem lista anunciada pelo líder da distrital social democrata para as eleições de 1 de Outubro naquele concelho. No final da última reunião pública do executivo, Vítor Gabriel, lamentou a ausência de uma candidatura do PSD em Penamacor.

"Continuo à espera da tão prometida jovem lista que iria renovar Penamacor apareça com o apoio do PSD, embora analisando as várias listas chegamos à conclusão que esses pressupostos não são cumpridos, coloca-se a possibilidade do PSD não ter uma candidatura própria ou uma candidatura aprovada por esse partido, o que iria ser a primeira vez em muitos anos”.
Um lamento que se estende a Pedro Folgado. O autarca lamenta o abandono a que o PSD votou o concelho de Penamacor “as pessoas que andaram estes quatro anos e mais, em alguns casos, a defender as cores do PSD em Penamacor mereciam mais respeito e consideração do que aquela que foi dada até ao momento, e eu temo, lamentavelmente, que isto signifique um rombo considerável na capacidade de implementação do PSD no concelho. E mais lamentável se torna quando vemos que o PS, o CDS e até a CDU têm um cabeça de lista em Penamacor, e o PSD abdicou desse combate”.
Pedro Folgado estranha que até ao momento o PSD não tenha anunciado se apoia a candidatura independente liderada por Domingos Torrão ou se não tem candidato. Seja qual for o cenário, o PSD não esteve bem “ou o PSD está a apoiar uma candidatura independente que tem um passado com o PSD e um partido como o PSD tem que ter memória, e neste caso a memória não é propriamente favorável, se por outro lado, o PSD não apoiar esta candidatura, o cenário é um partido como o PSD abandonou Penamacor, e eu confesso a minha estranheza porque um candidato independente já anunciou o apoio do PSD mas a verdade é que ninguém veio confirmar e no site oficial do PSD não há menção de nenhuma candidatura em Penamacor”.
Contactado pela RCB o presidente da distrital social democrata, Manuel Frexes, diz que “em nome do interesse de Penamacor” o PSD defende a mudança e “quem representa essa mudança é a lista de independentes composta por vários militantes e simpatizantes do Partido Social Democrata”. Manuel Frexes recorda que numa fase inicial foi assinado entre o PSD e elementos da lista um compromisso eleitoral cujos pressupostos e fundamentos se mantêm.
Para Pedro Folgado Setembro é um “ponto final, parágrafo”, na política em Penamacor tal como para Vítor Gabriel. Há 16 anos vereador, sempre na oposição, Vítor Gabriel não diz quem vai apoiar nas próximas autárquicas mas deixa clara a sua avaliação ao passado “em vários mandatos sucessivos a irresponsabilidade e a falta de rigor conduziu a autarquia de Penamacor a uma situação financeira calamitosa, se atendermos apenas e este aspecto o último mandato foi favorável, agora a política não se faz apenas da questão financeira, mas eu penso que evoluímos em vários aspectos e não apenas na questão financeira neste mandato”.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: