sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Penamacor: Câmara municipal lança ultimato ao hotel

Dossiê sobre o caso avança para tribunal se as dúvidas não forem esclarecidas em breve, promete o presidente.

A câmara quer o reconhecimento do investimento que fez na sociedade. Foto Reconquista

A Câmara Municipal de Penamacor tem preparado o dossiê sobre a sua participação no hotel da vila para entregar em tribunal caso as dúvidas que gostaria de ver esclarecidas junto do seu parceiro privado não sejam elucidadas em breve.
A garantia foi deixada na última reunião pública do executivo pelo presidente António Luís Beites, que voltou a ser questionado pela oposição.
O vereador Pedro Folgado, eleito pela coligação liderada pelo PSD, continua a procurar respostas para duas dúvidas essenciais.
“A primeira é saber se houve mais algum desenvolvimento na demanda em busca das participações desaparecidas, e a segunda questão tem a ver com a reflexão no capital social das sociedades dos investimentos que o município lá fez em tempos. E a pergunta é em que ponto de situação estão estas duas matérias e para quando é que se prevê uma resolução”, questionou durante a sessão.
António Luís Beites disse que gostaria de manter o diálogo com os privados que gerem o hotel mas face ao que diz ser a ausência de resultados práticos tem preparado o próximo passo, que é recorrer aos tribunais.
Uma ameaça que não é nova, já que em fevereiro deste ano o presidente tinha deixado um primeiro aviso público, dando como prazo o final do mandato.
Até ao momento “temos trocado vária correspondência e feito uma enorme pressão para que os investimentos do município sejam refletidos nas respetivas demonstrações financeiras”.
Segundo o presidente do município “tem havido resistência das duas sociedades em relação às nossas pretensões e esperamos chegar a um entendimento sem termos que recorrer à via jurídica. Mas se tivermos que o fazer temos um dossiê preparado sobre o tema e nos próximos tempos ou há um entendimento ou temos que avançar para outras vias”, afirmou em declarações citadas pela Rádio Cova da Beira.
O Palace Hotel & Spa Termas de São Tiago abriu em 2012 e nasceu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Penamacor e o empresário Gumercindo Oliveira Lourenço.
O município entrou no projeto, por exemplo, com a cedência do terreno.
O hotel envolve duas sociedades- a Malcatur e Grupo de Desenvolvimento Termas de Portugal.
As dúvidas da oposição quanto à participação do município na sociedade têm sido levantadas não só entre os vereadores mas também na assembleia municipal, onde são analisadas e votadas as contas do município.

Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: