Desde 2014 que a iniciativa tem vindo a ser dinamizada procurando associar a antiga tradição do madeiro a um conjunto de actividades de dinamização alusivas à quadra natalícia.
Uma aposta que, diz o presidente da câmara municipal, tem vindo a contar com um envolvimento cada vez maior da população e que este ano vai também procurar reforçar os laços com a comunidade educativa “temos este ano um envolvimento da população que já é bastante considerável; aquele período de desconfiança inicial foi ultrapassado e hoje já temos dificuldades em disponibilizar espaços para todos os interessados na parte central de Penamacor. Vamos ter um programa variado em várias áreas, vamos ter também já o envolvimento do nosso agrupamento de escolas numa vertente mais educativa e sem esquecer toda a componente religiosa que está associada a este evento”.
Na edição deste ano estão previstas iniciativas durante três fins de semana consecutivos. Uma aposta que, sublinha António Beites, pretende contribuir para que cada vez mais pessoas visitem o concelho de Penamacor durante a quadra natalícia “temos a noção clara que não é fácil trazer gente a Penamacor todos os fins de semana mas esse é um trabalho que temos que continuar a fazer, dando passos nesse sentido. Eu crio que com pouco dinheiro nós conseguimos fazer uma programação cultural diversificada, para todas as idades, e que pode ser um cartaz atractivo para trazer gente ao nosso concelho”.
As actividades arrancam no próximo dia sete, com a chegada do madeiro à igreja matriz da vila, que é organizado sempre pelos jovens que nesse ano participam no dia da defesa nacional, e terminam no dia 25 de Dezembro com um workshop de culinária e animação de rua com a banda “Runtátá”.
Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"
Sem comentários:
Enviar um comentário