quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

"PENAMACOR VILA MADEIRO" QUER SER CARTAZ TURÍSTICO

Rádio Cova da Beira

Tasquinhas, mercado de natal, venda de produtos locais, animação de rua são algumas das apostas da terceira edição do evento que tem como ponto alto no dia 23 dezembro com a queima do "maior madeiro em Portugal".

"O madeiro é uma tradição de Natal, uma tradição sas Beiras mas que tem o seu expoente máximo em Penamacor com o maior madeiro do país", disse a vereadora com o pelouro da cultura da câmara municipal de Penamacor na abertura da terceira edição do "Penamacor Vila Madeiro", que decorre até ao dia 25 de dezembro. Uma tradição secular que nos últimos anos tem sido renovada naquele concelho.
O madeiro de Penamacor está retratado de diversas formas em livro "O Madeiro", lançado em 2008, da autoria de António Cabanas; em 2011 o Madeiro de Penamacor ganha o concurso lançado pela Samsung que elegeu a tradição de Natal mais criativa de Portugal. Na sequência deste evento surge a ficção com uma curta metragem "Terra de Fogo", do realizador Manuel Pureza. Em 2014, a câmara municipal de Penamacor registou a marca "Penamacor Vila Madeiro" "no sentido de a potenciar e a desenvolver no futuro", disse Ilídia Cruchinho que espera que esta terceira edição seja ainda mais concorrida a nível de visitantes que as anteriores "dado que o evento já ultrapassou as barreiras regionais".
Durante dez dias, Penamacor vive um tempo diferente "com muita alegria, festa, espírito natalício, convívio e união. É o Natal", sublinha a autarca de Penamacor. Ilídia Cruchinho realça ainda outro enfoque desta edição: a natureza
" O programa deste ano contempla várias iniciativas ligadas ao ambiente e à natureza de que são exemplos o primeiro passeio de Natal na Floresta e a primeira prova de orientação para além de outras acções de cariz pedagógico".
Ao longo dos próximos dias são realizados diversos ateliers com as crianças do primeiro ciclo sensibilizando-as para a necessidade de preservar a espécie  "Sobreira" e "que possamos continuar a ter durante muitos anos muita madeira, muita lenha de sobreira para fazermos este madeiro", conclui a vereador da CMP.
Antónia e Gracinda Centúrio são irmãs e expõem os seus trabalhos de artesanato. Em anos anteriores partilharam o mesmo espaço, agora está cada uma na sua "casinha"
" As casinhas são bem giras e esperamos que tudo corra bem. Estamos convencidas de que o que temos aqui vai ser vendido e convidamos toda a gente a visitar Penamacor".
Luís Espinha, vendedor do ramo de bebidas, destaca a importância da "Vila Madeiro" para atrair mais gente à vila
"A vila de Penamacor está muito bonita. A iniciativa é uma mais-valia para a economia local".

Nesta edição estão presentes 40 expositores com produtos da região e artigos alusivos da época natalícia. Aprecie ainda o Presépio ao Vivo, que conta com a participação de crianças e jovens.


com Luís Seguro

Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: