quinta-feira, 25 de junho de 2015

RIBERO SANCHES VAI TER MUSEU

Rádio Cova da Beira

A câmara municipal de Penamacor lançou ontem o concurso para a construção da Casa Ribeiro Sanches* que vai perpetuar o nome do reconhecido médico e intelectual do Séc. XVIII, natural de Penamacor, e simultaneamente requalificar um espaço em ruínas no centro da vila. 

“Trata-se de uma obra inserida no projecto Rede de Judiarias de Portugal, vamos fazer um espaço museológico alusivo à história e à vida de Ribeiro Sanches*, aludindo também à vertente do judaísmo, num espaço dentro de Penamacor, totalmente degradado, que queremos requalificar com um núcleo museológico mas também com uma pequena sinagoga”, explica o presidente da câmara municipal de Penamacor.
O valor do concurso para a realização da obra é de 284 mil euros, comparticipado em 150 mil pela rede de judiarias de Portugal, a obra terá que estar concluída dentro de um ano.
*António Nunes Ribeiro Sanches nasceu em Penamacor em Março de 1699, ainda frequentou o curso de Direito na faculdade de Coimbra mas viria a receber o grau de doutor em 1724 na Universidade de Salamanca. Na medicina distinguiu-se na venereologia, escreveu largas dezenas de manuscritos, mas apenas nove foram publicados em vida. O seu nome está na primeira fila dos grandes mestres do pensamento europeu da sua época.
Judeu, foi denunciada à Inquisição e esteve preso, depois disso exilou-se para o resto da vida. Exerceu medicina em vários países da Europa, a sua fama torna-o médico da czarina Ana Ivanovna. Em 1739 foi nomeado membro da Academia de Ciências de São Petersburgo e, no mesmo ano, igual distinção da Academia de Ciências de Paris. A imperatriz Catarina a Grande deu-lhe um Brazão de armas com o mote “Acreditava ter nascido para ser útil, não a si próprio, mas ao Mundo todo..”

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: