quarta-feira, 3 de junho de 2015

Música a partir do interior da Terra em mina da Idade do Ferro

Música a partir do interior da Terra em mina da Idade do Ferro

O geoparque Naturtejo promove no interior do Vieiro das Gralhas, Penamacor, um concerto invulgar do Festival da Paisagem 2015, no próximo domingo, 7 de junho.
O concerto é a participação de Penamacor no evento que decorre no âmbito da Semana Europeia de Geoparques reconhecidos pela UNESCO.
Vieiro das Gralhas é uma das mais antigas minas de complexo mineiro datado da Idade do Ferro, localizado na freguesia de Salvador e o objectivo da realização do geoconcerto é dar a conhecer este património geomineiro raro do concelho de Penamacor.
O grupo de world music “JASPE” dará um concerto acústico  à boca monumental da antiga mina.
“Jaspe, para que se saiba, é uma variedade mineral de quartzo de cor predominantemente vermelha”, informa em comunicado o município de Penamacor.
Jaspe
                                                                                                 Grupo JASPE

Uma manhã e muitas experiências culturais e naturais
Logo pelas 9h:00 está prevista uma visita à freguesia de Salvador, que fica situada no sopé da vertente sul da serra que se estende em crista desde Aranhas até além de Penha Garcia.

Aí será servido um pequeno-almoço, oferta da Junta de Freguesia local,  onde o pão, bolos e biscoitos tradicionais da região não vão faltar. Depois de uma caminhada de 3 km na serra chega-se ao “Vieiro das Gralhas”, onde terá lugar o concerto musical, após o qual se sobe até ao topo da Crista de Salvador.
E não é exagero afirmar que daqui se avista uma das mais extraordinárias paisagens dadas a ver neste país.
Um verdadeiro festival!!
A manhã termina com um almoço no antigo Lagar de Varas da Freguesia de Aranhas (mediante a inscrição com o valor de 10 minerais).

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Penamacor em colaboração com o Geopark Naturtejo, e conta com o apoio das Juntas de Freguesia de Salvador e Aranhas.
As inscrições decorrem até esta Sexta Feira e podem ser efectuadas através do telefone 277394106 (da Câmara Municipal de Penamacor).

Autor: José Lagiosa in "BeiraNews"

Sem comentários: