quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PENAMACOR: OPOSIÇÃO CONTRA AQUISIÇÃO DE EDIFICIOS

Rádio Cova da Beira

A câmara de Penamacor vai adquirir os dois edifícios em frente a igreja matriz por 100 mil euros, para requalificar aquela zona da vila. A proposta foi levada à última reunião do executivo e mereceu o voto contra da oposição que além de considerar o valor excessivo, não obteve respostas por parte da maioria sobre o destino a dar aos imóveis. 

“As explicações que não deu deixam-me grandes dúvidas relativamente à utilidade desta iniciativa, porque se a câmara municipal tem dinheiro para investir como investiu ao longo deste ano na compra de imóveis, é porque alguma coisa nos escapa. As explicações não são suficientes, os valores são significativos, bem acima dos valores matriciais, e digo-lhe claramente que votarei 10 vezes contra se necessário for”, justificou Vítor Gabriel, líder da bancada da oposição que votou contra a proposta quero presidente da autarquia levou à reunião pública “por uma questão de transparência”. No entanto, António Beites recusou-se a divulgar, para já, o destino que vai dar aos imóveis, prometendo para breve a apresentação do projecto de requalificação de toda aquela zona. O autarca rejeita ainda a ideia do valor de 100 mil euros que a autarquia vai pagar pelos dois imóveis estar inflacionado “o valor de avaliação das finanças não é muito acima porque é de 95 mil euros”. Esta proposta “faz parte de uma estratégia urbanística da câmara de Penamacor, não tem nada a ver com a aquisição do externado que tem uma finalidade turística, este tem apenas uma vertente de uma requalificação urbana no centro da vila de Penamacor”.
Os dois imóveis têm uma área de cerca de mil metros quadrados, numa zona “nobre” da vila, que o autarca pretende requalificar, sem especificar, para já que fim pretende dar às duas casas.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: