terça-feira, 18 de novembro de 2014

ACADEMIA SÉNIOR DE PENAMACOR COMEMORA O S. MARTINHO

thumbnail_3rika
PENAMACOR – A Academia Sénior de Penamacor celebrou, no dia 11 de novembro, o Dia de S. Martinho com o tradicional magusto, onde foram recriados antigos costumes e hábitos ancestrais. Comer castanhas e beber jeropiga fizeram parte da festa popular que está associada a uma lenda, a qual dizia que um soldado romano de nome Martinho (mais tarde conhecido como São Martinho), ao passar a cavalo por um mendigo quase nú, como não tinha nada para lhe dar, cortou a sua capa ao meio com a sua espada, estava um dia chuvoso e diz-se que, nesse preciso momento, parou de chover, derivando daí a expressão, “Verão de São Martinho”.
Para além da castanha, os alunos e professores juntaram à mesa a mais diversa doçaria confecionada pelos próprios e degustada numa tarde diferente que conjugou o sabor das castanhas assadas com o ritmo da animação. O primeiro magusto da Academia Sénior de Penamacor faz parte do plano de atividades e representa uma resposta aos desejos dos alunos e professores, permitindo a partilha de momentos únicos de animação e convívio.
O primeiro ano lectivo da Academia Sénior de Penamacor que se tem vindo a consolidar na sociedade penamacorense como um espaço de dinamização e atividades de aprendizagem para com a população do concelho resulta de uma parceria entre a ADRACES e a Câmara Municipal de Penamacor.

In "LOCAL.PT"

Sem comentários: