segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PENAMACOR: EXTENSÃO DA AMDF COMEÇA A DAR FRUTOS

 
 
Ao longo de uma década, o trabalho de formação de músicos no concelho de Penamacor, através da extensão da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF), com o apoio da câmara municipal, tem resultados visíveis.
 
Num dos concelhos mais desertificados e envelhecidos de Portugal, a Academia Fundanense faz balanço positivo do trabalho ali realizado
“Estamos satisfeitos e com vontade de continuar a realizar um bom trabalho”, refere a coordenadora pedagógica.
No último ano lectivo, meia centena de alunos frequentou aquela escola e no ano escolar que agora começa está garantida a abertura de uma nova turma de ensino articulado.
Apesar dos resultados alcançados, Milene Paulico salienta que “tem sido um percurso difícil, mas temos um corpo docente que colabora em tudo o que lhe é solicitado e os resultados aparecem”.
Aquela responsável destaca a fraca adesão inicial de espectadores ao concertos públicos que os músicos formados em Penamacor apresentavam
“Hoje já é possível encher o auditório, conseguimos realizar o concerto de Natal em que o elenco é quase todo composto por alunos de Penamacor, sem recorrer aos alunos do Fundão, como aconteceu nos primeiros anos”, frisa a coordenadora pedagógica.
A extensão da AMDF em Penamacor funciona nas instalações do antigo quartel da vila na sequência da parceria estabelecida com a autarquia penamacorense.
A maioria dos alunos são oriundos do concelho de Penamacor e os instrumentistas de Aldeia do Bispo numa escola que não fecha as portas aos jovens da vizinha Espanha.
 
 Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: