terça-feira, 8 de outubro de 2013

ZENOLY KLYMCO EXPÕE EM PENAMACOR

 
 
Até final do mês, os Paços do Concelho de Penamacor acolhem uma mostra de pintura, no âmbito da 1.ª residência do artista, que decorreu na casa do castelo de Penamacor, da autoria do pintor ucraniano Zenoly Klymco.
 
Hoje, às 9:58 por Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"
 
Zenoviy, nasceu a 15 de Maio de 1951 na Ucrânia. Desde 1971 até 1975, estudou no Instituto de Tipografia Ivan Federov de Lviv, na Faculdade de Literatura e Redacção, universidade onde absorveu uma atmosfera de grande nível artístico e intelectual que se vivia, considerada das mais prestigiadas na época, em toda a União Soviética.
Trabalhou como correspondente, como repórter fotográfico e ilustrador em jornais, e também como redactor técnico-artístico na secção de revisão editorial na editora “Oblpoligrafvdav”, da cidade de Ivano-Frankivsk.
Em 1986 ilustrou cartazes de propaganda e informação sobre temas agrícolas, tendo sido classificado em segundo lugar, no concurso organizado para o efeito.

É membro da União dos Jornalistas da Ucrânia. Participou com os seus trabalhos gráficos e aguarelas em exposições nas cidades de Lvov e Ivanofrankivsk. Realizou na Ucrânia, cartazes para cinema e teatro.
A residir em Portugal desde 2000, obteve em 2004 uma Menção Honrosa no concurso de pintura e escultura da Académie Européenne dés Arts. Participou em inúmeras exposições colectivas em Portugal, entre as quais se
podem destacar as realizadas nas cidades de Lisboa, Almada, Torres Novas, Sintra, Lagos,…
Realizou exposições individuais em Portugal, em várias Galerias Municipais e privadas,assim como no Centro Cultural da Embaixada do seu país. Foi seleccionado para o projecto “Artistas em Residência” da Câmara
Municipal de Idanha –a-Nova.

Em 2009, foi seleccionado para a Bienal de Arte do Avante.

A sua pintura percorre temáticas variadas, incluindo paisagem, retrato, nu,natureza morta, predominantemente na técnica de aguarela, apresentando no entanto, trabalhos em grafite, pastel, óleo, acrílico.

Tem obras adquiridas por coleccionadores em Portugal e no estrangeiro.

Sem comentários: