sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O NOVO MAPA DAS FREGUESIAS

RCB
Foi publicada no Diário da República, de 28 de janeiro de 2013, a lei nº 11 da reorganização administrativa do território das freguesias, aprovada na Assembleia da República. A reorganização é estabelecida através da criação de freguesias por agregação.

Quinta, 07 de Fevereiro de 2013 por Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da Beira"
No município do Fundão fica definido que a cidade agrega Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo (Sede Fundão). Mata da Rainha desloca-se para Vale de Prazeres, sendo esta última a sede da união das aldeias. Póvoa de Atalaia é a sede da união daquela aldeia com Atalaia do Campo. Ainda no concelho do Fundão, Bogas de Baixo agrega a Janeiro de Cima (aldeia do xisto é a sede) e os Três Povos (Salgueiro (sede) e Escarigo).
No concelho da Covilhã, para além da freguesia da cidade, que resulta da agregação das actuais 4 mais o Canhoso, Vale Formoso é a sede da união com Aldeia de Souto. Teixoso (sede) agrega Sarzedo e Vila do Carvalho fica a sede da união com Cantar Galo. Peso é apontada como a sede da agregação com Vales do Rio, Barco agrega Coutada ( a primeira é a sede) e Casegas com Ourondo (Casegas é a sede).
Em Belmonte, a freguesia agrega com Colmeal da Torre sendo a vila a sede.
Em Penamacor, Aldeia do Bispo é a sede da união das freguesias de Águas, Aldeia de João Pires e Aldeia do Bispo, enquanto Pedrógão é a sede da união das freguesias de Pedrógão e Bemposta.
Refira-se que no prazo de 90 dias após a instalação dos órgãos que resultem das eleições autárquicas 2013, a assembleia de freguesia delibera sobre a localização da sede.

Sem comentários: