terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Comunidades: Penamacor quer debate público sobre os mapas


Jorge Seguro apresentou os mapas que estão em cima da mesa. Foto: José Furtado/ Reconquista

A Assembleia Municipal de Penamacor aprovou por unanimidade uma moção sobre as comunidades intermunicipais que exige "a realização de um debate público sobre o tema em cada um dos concelhos".
O documento proposto pelo socialista Jorge Seguro, que preside à assembleia, reconhece a necessidade de criação e reforço das comunidades intermunicipais para melhor gerir os fundos comunitários mas lembra que o tema "não teve até hoje qualquer discussão pública".
Penamacor vai integrar a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa com os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Oleiros.
O mapa foi definido em janeiro depois de uma reunião entre os municípios e o então secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio.
A primeira hipótese passava pela criação de uma comunidade mais alargada com os municípios do Médio Tejo, uma ideia recusada por Domingos Torrão, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor.
"Aquilo que está a fazer falta são os dois maiores concelhos a norte, que são a Covilhã e o Fundão. E eu ainda não perdi a esperança", diz o autarca socialista em relação ao mapa.
Os dois concelhos vão fazer parte da comunidade das Beiras e Serra da Estrela, que fica na fronteira com Penamacor.
Domingos Torrão espera uma maior abertura após as eleições autárquicas, em que é certa a saída dos presidentes das câmaras municipais de Castelo Branco e da Covilhã, os dois concelhos mais importantes do distrito.


Autor: José Furtado/ Lusa in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: