quinta-feira, 3 de maio de 2012

PENAMACOR RECUSA DELIBERAR SOBRE EXTINÇÃO DE FREGUESIAS

Assembleia municipal de Penamacor não vai pronunciar-se sobre a extinção de qualquer junta de freguesia naquele concelho. O tema esteve em destaque na última reunião do órgão depois de conhecida a mais recente proposta do governo que deixa nas mãos do órgão deliberativo a decisão sobre o número de freguesias a extinguir em cada concelho.
Uma situação que para o presidente da assembleia municipal de Penamacor "é verdadeiramente inqualificável uma vez que nenhum partido fez campanha no nosso concelho dizendo às pessoas que iam extinguir freguesias". Jorge Seguro foi mais longe e afirma que "eu pessoalmente recuso-me a participar numa discussão deste tipo; já que o governo quer extinguir freguesias então que seja ele própria a dizer quais são e não remeta isso para a assembleia municipal". 

Também a bancada da coligação “Todos por Penamacor” se rejeita a participar numa decisão deste tipo e António Bento afirma que "não podia estar mais de acordo com o senhor presidente da assembleia; quem come a carne também deve comer os ossos". Ainda assim o deputado deixou críticas à câmara municipal por ter seguido um caminho semelhante aquando do encerramento de escolas no concelho "nós mantemos a mesma oposição; a câmara é que agiu de forma igual ao governo quando encerrou as escolas em quase todo o concelho para construir um centro escolar na vila".

Para o presidente da autarquia, a proposta de extinção de juntas de freguesia "é mais uma medida que pode agravar o problema da desertificação que o concelho de Penamacor tem vindo a sofrer nas últimas décadas e em cima da mesa também pode estar a extinção doutros serviços públicos como o tribunal ou as finanças". Domingos Torrão deixou ainda um repto a todas as forças politicas "temos de estar todos unidos na luta pela defesa destes serviços".

Autor: Nuno Miguel in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: