terça-feira, 22 de maio de 2012

Bebé: Paula Borrego, de 39 anos, foi mãe pela segunda vez em Penamacor


“Valeu a pena passar por estes sacrifícios”

Nem os riscos de uma gravidez tardia evitaram o desejo de Paula e Vítor Borrego terem o segundo filho. Residentes na Aldeia de João Pires, concelho de Penamacor, "esqueceram" a crise e decidiram aumentar a família, para alegria dos habitantes da localidade. Matilde Borrego nasceu a 6 de Abril na maternidade do Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, com 3,560 kg e vem juntar-se à irmã Micaela, de oito anos.


Durante muito tempo "não passou pela cabeça" do casal a vinda de um segundo filho, sobretudo porque Paula Borrego, de 39 anos, estava avisada dos riscos para a sua saúde. Mas enquanto segura Matilde, Paula, de sorriso rasgado, esquece o acompanhamento médico exaustivo e os tratamentos que teve de fazer durante a gravidez. "Valeu a pena passar por todos estes sacrifícios. Estamos todos muito felizes: eu, o meu marido e a milha filhota de oito anos. As crianças são a alegria de uma casa", diz com satisfação.
A pequena Matilde é a celebridade da Aldeia de João Pires. "Toda a gente a quer ver, pegar ou tocar", conta Paula. O motivo do entusiasmo à volta do nascimento da Matilde é simples: há mais de um ano e meio que não nascia um bebé na freguesia. Nos últimos três anos apenas nasceram duas crianças na Aldeia de João Pires.
"Os jovens fogem do Interior por falta de emprego e, por isso, há poucas crianças", diz Paula, cujo marido, Vítor, de 36 anos, condutor de máquinas pesadas e único sustento da família, trabalha a 200 km, em Santa Comba Dão, "por não ter trabalho mais perto de casa".
Apesar das dificuldades, Paula não se arrepende de viver na região. "Aqui há mais qualidade de vida e um ambiente sossegado e saudável para as minhas filhas crescerem", defende. Ainda assim, avisa, "é preciso apostar mais nesta região e criar empregos para manter por cá os jovens".

Autor: Alexandre Salgueiro in "Correio da Manhã"

Sem comentários: