sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Produtores reunidos no pavilhão municipal

Penamacor é capital do mel a partir de sexta-feira

A vila recebe até domingo a feira nacional do mel e o fórum nacional de apicultura.


O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Rui Barreiro, inaugura esta sexta-feira em Penamacor a Feira Nacional do Mel. A organização vai na nona edição e acontece pela primeira vez no distrito de Castelo Branco, depois de ter percorrido outras localidades. Os promotores esperam cerca de 50 expositores, que vão estar reunidos no pavilhão municipal da vila. A organização está a cargo da cooperativa agrícola Meimoacoop, da Câmara Municipal de Penamacor e da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP).

A inauguração oficial acontece cerca das 18 horas de sexta-feira, mas ao longo do dia decorrerão várias acções de formação destinadas a produtores. Estas vão abordar temas como a produção, recolha e conservação de pólen, aromas e sabores do mel, higiene em melarias e polinização de culturas, divididas entre o antigo quartel de Penamacor e a central meleira da Meimoacoop, em Vale da Senhora da Póvoa.

No sábado, a Casa do Povo abre as portas ao 11.º Fórum Nacional de Apicultura, com a presença de responsáveis de cooperativas, do Ministério da Agricultura e de instituições de ensino superior de vários pontos do país.

O fórum e as acções de formação programadas são uma oportunidade para os produtores conhecerem questões relacionadas com as ajudas, comercialização, sanidade ou produtos ainda pouco explorados pelos apicultores portugueses, como a geleia real ou o pólen.

“Por tradição o apicultor português produz apenas mel”, explica ao Reconquista João Casaca, da FNAP. Segundo este responsável, o distrito de Castelo Branco está inserido numa região do país “com maior número de colmeias e apicultores”.

Castelo Branco enquanto distrito distingue-se ainda por ter condições naturais para duas colheitas de mel por ano, diz o mesmo responsável.

A feira tem ainda um programa de animação que no sábado contará com as actuações do Rancho Folclórico de Aranhas (15h00) e da banda Lucky Duckies (22h30). No domingo é a vez do Grupo de Cantares da Meimoa (15h00) e do Rancho Folclórico de Penamacor.
In jornal "A Reconquista"

Sem comentários: