segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LIGA COVIFIL - 6ª JORNADA

No jogo mais importante da jornada a ADEP levou a melhor sobre a Atalaia do Campo e a equipa de Penamacor, que já folgou no campeonato, passa a ter vantagem sobre este seu adversário, embora ambos tenham neste momento 15 pontos.

A equipa de Hugo Andriaça esteve muito bem na partida que tinha como adversário o clube que, até esta jornada, mais indicações tinha deixado de que era o maior obstáculo à conquista do título. A formação de Penamacor ganhou alguma vantagem no marcador, viu o seu adversário ficar reduzida a 10 e depois controlou e ainda deu para aumentar a contagem no marcador. O primeiro golo foi apontado por Sérgio Duarte à passagem dos 20 minutos, aproveitando uma má saída de Valezim para lhe introduzir a bola na baliza. O segundo golo foi da autoria de Ricardo Costa que soube esperar pelo melhor momento para de cabeça aproveitar uma falha dos dois centrais da equipa de Trindade. Com este golo apontado aos 34 minutos o marcador não se voltou a alterar até ao intervalo. Na segunda parte a partida foi relançada com o golo da Atalaia, apontado no primeiro minuto deste período, por Ucha na transformação de uma grande penalidade, a castigar mão de Esquivas dentro da área de rigor. Quem não esteve pelos ajustes em fazer relançar a partida foi a ADEP que tudo fez para voltar uma vantagem que lhe desse alguma tranquilidade. Foi desse modo que chegaram ao 3-1, de novo por Ricardo Costa, quando o relógio assinalava 56’. Entretanto Janilson era expulso da partida complicando ainda mais a tarefa aos homens da Atalaia, que tinham uma desvantagem de dois golos para anular. E para que não houvesse dúvidas sobre quem iria vencer o encontro, Manoel, aos 67’ isolou-se, apareceu na cara de Valezim e fez-lhe o 4º tento da equipa, arrumando praticamente o encontro. A ADEP ainda iria ficar reduzido a dez, por expulsão de Esquivas, aos 74 e a Atalaia do Campo, dois minutos depois fixaria o resultado em 4-2, com um grande remate, de meia distância, de Rubén.

Em Proença a equipa da casa venceu o Alcains por 2-0, num jogo que a equipa de Quim Manuel soube superiorizar-se à formação comandada por João Laia. O primeiro golo do encontro foi apontado por Bruno Rodrigues, que aproveitou uma confusão na área para facturar e o segundo golo apareceu aos 38 minutos, por intermédio de Tomás na sequência de um livre directo. O Alcains bem tentou remar contra a maré mas o Proença esteve muito bem na defesa da sua baliza.

Em Vila Velha de Ródão o Pedrógão soube superiorizar-se à jovem equipa de Chico Lopes. A turma de Xana marcou cedo, por intermédio de Neves ( 5 minutos ) mas consentiu o empate aos 20, por Diogo. Depois veio a maior valia e a maior experiencia da equipa do Pedrógão para voltar à vantagem, por intermédio de Pina. Na segunda parte a superioridade foi bastante mais evidente acabando por se traduzir em mais dois golos, um por Lúdovico e outro de Ricardo Santos. 4-1 foi o resultado de uma partida que teve um vencedor justo.

Em Escalos de Cima a equipa de Paulo Macedo esteve longe de mostrar argumento para se bater com o Vitória de Sernache. Na primeira parte o equilíbrio reflecte-se no resultado em branco que se verificava ao intervalo, na segunda parte a equipa de António Joaquim conseguiu marcar o primeiro golo aos 55 minutos, por Rabâa, na sequência de um livre em jeito de canto mais curto, dez minutos depois o mesmo jogador, aproveitou uma fífia da defesa para colocar o resultado em 2-0. Parecia que estava encontrado o vencedor da partida, no entanto, Luís Afonso, com um golpe de cabeça relançou o encontro, quando ainda faltavam 15 minutos para a partida terminar. Foi sobre o final do encontro que a turma de Cernache do Bom Jardim conseguiu matar o encontro, com um golo de Alan Santolini.

O Vilarregense somou os primeiros pontos no campeonato ao derrotar a equipa do Teixosense por 2-0. A equipa da casa marcou o primeiro golo logo aos 5 minutos do encontro por intermédio de Falcão, um golo que foi muito bem gerido pelos jogadores de Nuno Alves, já muito próximo do final da partida em Vila de Rei voltou a experimentar a sensação de festejar mais um golo. Foi autor do remate vitorioso João Proença, que deste modo ajudou a sua equipa a conquistar três pontos e a conquistar a confiança que a goleada como a sofrida na semana passada ajudou a perder.

A equipa da Penamacor passou a liderar o campeonato, embora com o mesmo número de pontos da Atalaia do Campo, ambos ficaram com 15 pontos, seguem-se: Sernache, 12 pontos, Proença 10, Alcains e Pedrógão 9, Teixoso e Escalos de Cima 4, Oleiros e Vilarregense 3 e em último está o V.V. Ródão com um ponto.

Na próxima jornada vão jogar: Oleiros - Proença, Alcains – V. V. Ródão, Pedrógão – Vilarregense, Teixosense – Penamacorense e Atalaia do Campo – Escalos de Cima. Vai folgar o Vitória de Sernache.

Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: