quarta-feira, 4 de agosto de 2010

TERMAS DE PENAMACOR ABREM EM BREVE

Penamacor é uma das 7 novas termas do país que estão em condições de abrir em breve. A garantia do responsável da Direcção Geral de Saúde pelo departamento que autoriza e fiscaliza estâncias termais. Segundo Paulo Diegues, as termas estão em diferentes estádios do processo de abertura, no caso de Penamacor, em Setembro ou Outubro estará em fase de projecto.

Segundo o vice presidente da câmara municipal de Penamacor, significa que o processo de licenciamento está em fase de conclusão "e que a partir daí podemos avançar para a exploração comercial das termas". Desde o ano 2000 que a autarquia iniciou o processo de licenciamento das termas, situadas na freguesia de Águas, 10 anos é segundo o autarca "tempo demais para concluir um processo de licenciamento".

As termas são propriedade da junta de freguesia de Águas mas a concessão da exploração é da câmara municipal de Penamacor que já ali realizou vários investimentos. Para que o processo avance a autarquia equaciona estabelecer um protocolo entre as duas entidades e "preferencialmente com privados que estejam interessados na exploração". Segundo António Cabanas, o município equaciona ainda a construção de um segundo balneário par aumentar a capacidade de resposta da estância termal.

O actual balneário das termas de Águas dispõe de 2 banheiras de hidromassagem, uma máquina de vapor para coluna, aerossóis ultrassónicos, irrigação nasal, duche de jacto e circular e tem capacidade para prestar assistência a 120 pessoas por mês.


Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: