segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Águas

Ecoponto esconde lixeira e tapa património

A junta de freguesia tem uma nova localização em vista para aquilo que é denunciado como um problema de saúde pública.

A sua função é recolher o lixo e acabar com as lixeiras, mas o ecoponto colocado no centro da freguesia de Águas, em Penamacor, não é utilizado por todos. E nem é por preguiça ou falta de informação sobre a reciclagem.

As imagens são claras e mostram falta de civismo, já que o lixo está a ser depositado não dentro mas atrás nos ecopontos.

“O que era para ser um contributo para melhoria do meio ambiente, está a começar a tornar-se um grave problema de saúde publica devido a falta de manutenção, nomeadamente de limpeza e de falta de civismo de quem vai contribuindo para o acumular do lixo”, lamenta Bruno Marques, que fez chegar o caso e as imagens ao Reconquista.

O mesmo acrescenta que o local não é o mais indicado, principalmente porque esconde uma das fontes da aldeia.

Bruno Marques diz que a junta de freguesia demonstra assim aquilo que diz ser pouca sensibilidade para o património e para a limpeza da via pública “apesar de ter dois trabalhadores efectivos”.

Contactado pelo Reconquista, o presidente da Junta de Freguesia de Águas assume que não é o melhor local para ter o ecoponto e lamenta a falta de civismo de quem deposita o lixo no chão, mesmo quando tem contentores ali ao lado.

Francisco Barreto explica que o camião que faz a recolha do lixo dos ecopontos precisa de espaço para estacionar e não pode estar numa zona com fios de electricidade ou telefone, porque assim o guindaste do veículo de recolha não pode funcionar. Por essa razão o ecoponto está onde está.

A Junta de Freguesia de Águas - diz o presidente - tem em vista uma nova localização, mas necessita do aval de um privado, com quem Francisco Barreto conta reunir este fim-de-semana.
Autor: José Furtado in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: