sexta-feira, 13 de março de 2009

RTP em directo da vila

Penamacor no “Portugal no Coração”

O programa da RTP “Portugal no Coração” vai estar dia 18 deste mês, em directo de Penamacor, pelo motivo das comemorações dos 800 anos da carta de foral.

João Baião e Tânia Ribas de Oliveira ficarão em estúdio mas ao longo da emissão serão feitos quatro directos a partir da vila raiana para falar de D. Sancho I, o homem que conquistou Penamacor aos Mouros, reconstruiu a povoação e lhe deu foral.
Em Penamacor estará a apresentadora Cristina Alves e toda a equipa de exteriores, uma vez que cada directo de Penamacor terá um cenário diferente.
O programa terá início por volta das 16H20 e prolonga-se pela tarde de quarta-feira, dia 18.
Para além do executivo, que irá falar da efeméride que está a ser comemorada ao longo de todo este ano, será apresentado um excerto da peça de teatro que está a ser preparada por um grupo de crianças que semanalmente ensaiam na biblioteca municipal.
O programa “Portugal no Coração” será uma oportunidade para a comissão criada para trabalhar e fomentar o programa das comemorações dos 800 anos dar a conhecer ao país o rol de iniciativas que vão decorrer.
Está previsto que os directos sejam feitos do cenário épico do castelo de Penamacor que foi remodelado e reforçado nos reinados de D. Dinis, D. Fernando e D. João I, devido em muito aos constantes conflitos com o reinado de Castela. Hoje o que resta do castelo é a sua torre de menagem, classificada de Monumento Nacional.
Autor: Jaime Pires in jornal A Reconquista

Sem comentários: