segunda-feira, 2 de março de 2009

LIGA PIORNOS – 20ª JORNADA


Com as derrotas de Proença e Valverde, o grande beneficiado da jornada foi a A.D. Fundão, que venceu o Escalos em sua casa e ascendeu ao 4º posto da classificação geral. E a duas jornadas do final da primeira fase, está tudo em aberto para que se saiba quem acompanha Alcains e Águias do Moradal na luta pelo título.


O líder Alcains dá-se muito bem com a equipa de Quim Manuel. Na primeira volta golearam em Proença por 7-0 e agora, em Alcains, nova goleada, desta feita por 5-0, com Manoel a desperdiçar uma grande penalidade. Pelo que o resultado nos mostra voltou a ser um jogo fácil para a equipa de Hugo Andriaça, que, provavelmente, com a aplicação dos seus jogadores, também terá contribuído para tornar o jogo fácil. O CDA abriu o activo aos 9’ por Dialló, aos 17 Manoel marcou a primeira grande penalidade, fazendo 2-0 e Ricardo Costa, aos 25’, coloca o marcador em 3-0. Na segunda parte, aos 75’, Manoel, de novo na transformação de um castigo máximo, factura o 4-0, o mesmo jogador desperdiça o quinto da tarde, em terceira grande penalidade assinalada, mas o mesmo jogador, passados três minutos, redimiu-se e fixou o resultado em 5-0.
Em Vila de Rei o Vilarregense marcou primeiro, conseguiu aguentar o maior assédio do adversário à sua baliza, mas, como diz o ditado: contra a força não há resistência, a equipa do Estreito, em escassos três minutos virou o jogo a seu favor, conquistando a 13ª vitória no campeonato, mantendo-se, tranquilamente, na segunda posição.
A Desportiva do Fundão conseguiu a conquista dos três pontos, num jogo que não foi bem jogado, mas que serviu, por inteiro, os intentos da equipa de João Laia. A vitória sobre o Escalos de Cima não foi fácil, podendo dizer-se que foi um triunfo muito sofrido. O único golo da partida aconteceu aos 14 minutos, por intermédio de Rui Paulo, que correspondeu da melhor forma a um cruzamento com a conta, peso e medida de Ricardo Morais. Os fundanenses ainda desperdiçaram três boas ocasiões para marcar, mas a equipa de Paulo Macedo também desperdiçou duas boas situações.
O Valverde, que espreitava a possibilidade de chegar ao quarto lugar, não resistiu a um Vitória de Sernache demasiado forte. A equipa de António Joaquim encontrou-se consigo próprio e marcou três golos sem resposta, sendo esta a segunda vez que consegue um resultado tão desnivelado, ( a outra aconteceu na primeira jornada, pelo mesmo resultado, com o Escalos de Cima ). A equipa de Micas terá dito adeus à pretensão de disputar a segunda fase do campeonato.
Como se esperava, o Oleiros levou de vencido a Lardosa, por 3-1, com a particularidade de ter pertencido à equipa visitante a honra de ter inaugurado o marcador. Foi um golo que teve imediata contra resposta. A equipa de José Ramalho reagiu bem ao golo adversário e veio a conquistar um triunfo tranquilo.
No Teixoso a equipa da casa teve o pássaro na mão mas deixou-o fugir. A equipa de Mário Pereira marcou primeiro, por Flávio, mas a formação de Pedrógão de S. Pedro, que não podia perder, sob pena de poder vir a comprometer a sua passagem à segunda fase, reagiu e veio a alcançar o golo da igualdade, que lhe garante o 3ª posto, com mais três pontos que a dupla Fundão / Proença.
Quando faltam duas jornadas para terminar a primeira fase do campeonato, muita coisa ainda está por decidir. Com Alcains e Águias do Moradal a terem presença garantida na fase de discussão de campeonato, sobram dois lugares para quatro pretendentes: Pedrógão S. Pedro (35 pontos), AD Fundão e Proença ( 32 P) e Valverde (28. Obviamente, o Pedrógão tem a tarefa mais facilitada, por ter mais pontos, embora os dois jogos que restam sejam com o Alcains, fora e Valverde em Casa, depois o Fundão, que subiu ao 4º posto, tem que se desenvencilhar de Proença, fora e Alcains, em casa, não sendo tarefa fácil. O Proença, que tem o mesmo número de pontos do Fundão recebe na próxima jornada esta equipa, naquele que pode ser o jogo decisivo, e desloca-se a Alcains, no último jogo do campeonato. O Valverde complicou tudo com o jogo desta tarde. Tem, matematicamente, possibilidades de atingir o 4º posto mas para isso necessita de vencer os dois jogos que restam, Valverde, em casa e Pedrógão fora e aguardar pelos eventuais desaires dos adversários directos. Também podíamos colocar aqui o Teixosense, mas achamos que a tarefa dos comandados de Mário Pereira é bem mais difícil que aquela que se coloca aos restantes emblemas.
O Alcains tem 50 pontos, o Águias do Moradal 42, Pedrógão 35, Fundão e Proença 32, Valverde 29 e Teixosense 28. Destes sete emblemas quatro seguem em frente.


Autor: José Joaquim Ribeiro in Rádio Cova da Beira

Sem comentários: