segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

TARDE DESPORTIVA

Rádio Cova da Beira

No campeonato de Portugal só o Oleiros esteve bem ao vencer nesta 1ª jornada de manutenção. O Benfica e C.Branco não conseguiu melhor que um empate em Gafete, o mesmo se pode dizer do V.Sernache e Sertanense, com este a ceder a igualdade em sua casa. No distrital as três equipas que estão nos primeiros lugares venceram, mantendo tudo igual na tabela geral, com o Águias do Moradal na liderança.


SERTANENSE 0-0 LUSITÂNIA

O Sertanense foi melhor que o seu adversário mas não conseguiu traduzir a superioridade do jogo jogado em golos. Para cúmulo, já em período de descontos, teve uma grande penalidade a seu favor, mas o marcador do castigo máximo, provavelmente, desconcentrado ou demasiado ansioso, rematou por cima. Nem na baliza conseguiu acertar. 

O Sertanense soma agora 9 pontos, ocupa o 4º posto. Na próxima jornada vai jogar em Leiria com o União.

GAFETENSE 2-2 BENFICA C. BRANCO

22' 1-0 Ivo Braz.  O Benfica desperdiçou uma grande ocasião, com a bola a bater no poste e a ressaltar para as mãos do guarda-redes do Gafetense, este repôs de mediato a bola em jogo e a equipa da casa chega à vantagem, num golo algo consentido pela defensiva albicastrense.

33' 1-1 João Ventura. Cruzamento da esquerda, o guardião não segurou, a bola sobrou para João Ventura que rematou de pronto, para o empate.

39' 1-2 Dani Matos. Adriano jogou na direita, colocou em André Chunha no bico da área, cedeu para Dani Matos que rematou para o segundo dos albicastrenses.

51' 2-2 Ivo Braz

O Benfica e C.Branco não fez uma grande exibição, contudo, o que fez chegava e seria de todo merecido ter conquistado os três pontos. Os golos que sofreu resultam de falhas defensivas que penalizam muito a equipa, mas os encarnados, que conseguiu dar a volta ao resultado, chegaram a marcar um terceiro golo que o árbitro anulou, por Benny, não havendo, pelo que foi possível ver, motivo para que tal tivesse acontecido. Independentemente deste facto a equipa tem que passar a render mais e ser mais consistente em termos defensivos.

Após esta primeira ronda o Benfica e C.Branco soma 9 pontos, ocupa a 3ª posição, tem a companhia do Sertanense e está a 3 do líder, Leiria e a 2 do Sp. Ideal que está em segundo.Na próxima jornada recebem o Ginásio de Alcobaça.


OLEIROS 4-1 NAVAL
32' 0-1 Samba
45' 1-1 Lelé
69' 2-1 Marco Farinha
78' 3-1 Lelé
82' 4-1 Marco Farinha g/p

Era expectável que o Oleiros se impusesse à Naval, mas a equipa da Figueira da Foz ainda criou alguma ansiedade quando chegou à vantagem no marcador. Com naturalidade, a equipa de Paulo Machado impôs-se e venceu bem, por números convincentes.

O Oleiros subiu ao 4º posto da série F, com 7 pontos e na próxima jornada vai jogar em Cernache do Bom Jardim, com o Vitória.

CARAPINHEIRENSE 1-1 V. SERNACHE
75' 1-0 Bento Cortesão g/p
90+3 1-1 João Henrique

Foi já em período de descontos que o Vitória evitou males maiores. Conseguiu um empate que pode ser importante para as contas da manutenção, contudo, terá que fazer mais do que tem feito até aqui. 

O Sernache ocupa a 6ª posição, com 5 pontos e na próxima jornada recebe o Oleiros.


IPCB 0-4 ÁGUIAS MORADAL
30' 0-1 Vijai
75' 0-2 Diego
79' 0-3 Vijai
87' 0-4 Fábio Mariano

PROENÇA 1-2 IDANHENSE
2' 1-0 ????
19' 1-1 Tiago Barata
74' 1-2 Vasco André 

PEDRÓGÃO 0-0 C.AC.FUNDÃO

V.V.RÓDÃO 3-1 A.D. ESTAÇÃO
25' 1-0 Francisco
35' 2-0 Zé Tó
75' 3-0 Esteves
90' 3-1 Alex 

ALCAINS 5-2 ATALAIA DO CAMPO
3' 1-0 Fábio Brito
5' 2-0 Fábio Sousa
18' 2-1 Oleh. Auto golo, depois de um livre batido por Velho.
34' 3-1 Yero
43' 3-2 Velho
50' 4-2 Yero
86' 5-2 Yero

Tudo igual. O Distrital de Castelo Branco desta época tem uma equipa que se destaca de todas as restantes, a equipa do Estreito, que tem 7 pontos de vantagem e que pode aumentar esse pecúlio na próxima jornada, tem duas equipas que lutam pelo 2ª posto, Alcains (33) e Idanhense (31) e depois, a uma distância muito significativa, estão Ródão (17) Atalaia do Campo, Proença e Belmonte (16), que seguem tranquilos. Como não há descidas, as restantes equipas também estão tranquilas, mas seguramente desejando fazer melhor do que tem feito até aqui. Estão neste caso o IPCB (13) e CAF, ADE e Pedrógão (10).

Nesta jornada foi natural a vitória do Águias do Moradal em Castelo Branco perante o IPCB, foi também natural o triunfo do Alcains em casa com a Atalaia do Campo e a vitória do Idanhense em Proença, não sendo tão natural, revela que existe alguma diferença de qualidade entre os clubes que seguem na frente e os restantes. Também se pode dizer que a vitória do V.V.Ródão sobre a ADE era expectável e o empate entre dois dos últimos é aceitável, apesar do CAF ter vencido recentemente em Pedrógão para a Taça de Honra.

Na próxima jornada o Águias recebe o Belmonte, o Idanhense o IPCB, o C.Ac.Fundão o Proença, a ADE o Pedrógão e a Atalaia do Campo V.V.Ródão.

F U T S A L


No campeonato nacional de Júniores - fase de manutenção, a Desportiva do Fundão recebeu na tarde deste domingo o Burinhosa e venceu, por 5-4, somando a segunda vitória seguida nesta fase.  Com estas duas vitórias a ADF soma 12 pontos, tem agora 6 pontos de vantagem sobre o Burinhosa, a outra equipa que vai lutar por um dos dois lugares que garantem a manutenção nesta competição nacional.
Na próxima jornada os fundanenses vão jogar em casa da Quinta do Lombos.


No campeonato nacional de juvenis, a fase de manutenção começou ontem e o GD Mata, que jogou em casa com um adversário direto na luta pela manutenção, e perdeu, por 6-7, desperdiçando uma boa ocasião de poder entrar nessa luta. Com esta derrota e tendo em conta que este é um mini campeonato, a equipa covilhanense disse, praticamente, adeus ao campeonato nacional. Manteve os 3 pontos com que partiu para esta fase e deixou que Os Patos ficassem com 7 ponto de vantagem.

Na próxima jornada a equipa do Grupo Desportivo da Mata joga em casa do Bairro Miranda,

CN DA 2ª DIVISÃO

No campeonato nacional da 2ª divisão, o Cariense foi ao distrito da Guarda golear o casal de Cinza, por claros 11-3, mantendo-se no 4º posto da série C, com 25 pontos.Na penúltima jornada desta primeira fase o Cariense volta a jogar fora, desta feita em casa do Ossela.

Na série D o Boa Esperança de Castelo Branco saiu goleado em Fátima, por 10-5 e está na antepenúltima posição da tabela classificativa com 18 pontos, um lugar que ninguém ousava prever no início da temporada. O Ladoeiro obteve nesta jornada a 3ª vitória no campeonato. Venceu o Amarense, por 5-3, mas mantém-se no último posto da série D. Na penúltima jornada que se realiza no próximo sábado as duas equipas do distrito vão jogar entre si, em Castelo Branco.


No distrital de Castelo Branco, a luta vai-se travando entre Casa do Benfica de Oleiros e Retaxo. As duas equipas estão separadas por um ponto e na jornada deste sábado ambas venceram, o Retaxo goleou o Carvalhal Formoso, por 8-0 e a C. Benfica de Oleiros foi a Penamacor golear a ADEP, por 7-4. No jogo no Retaxo há a lamentar a grave lesão do jogador do Carvalhal Formoso, Rúben Nunes, logo aos 4'. O atleta, considerado o jogador mais valioso do Carvalhal, fez uma ruptura total do tendão de Aquiles do pé direito, que o vai impedir de voltar a jogar futsal na presente temporada. Aliás, o tempo de paragem é de cerca de um ano. Rúben Nunes foi operado neste domingo. Espera-se que a recuperação seja total e possa regressar em pleno.


Nas senhoras o GD Valverde não dá hipóteses às adversários. Neste sábado renovou o título de campeãs distritais, depois da vitória que alcançaram sobre  o N. Sportinguista de Castelo Branco, por 7-2. Os  6 pontos de vantagem permitiram-lhes fazer a festa. Faltam duas jornada para o final, visita a Proença, para jogar com Núcleo Juventude local e recepção ao V. Sernache e, pela performance evidenciada, tudo indica que vão terminar invictas no campeonato, como aliás, já se tinha verificado na época passada.


Também o Grupo Desportivo da Mata está em festa com a conquista do titulo distrital na categoria de juniores. A equipa covilhanense venceu neste domingo o Ladoeiro, por 13-1, triunfo que permitiu que a duas jornadas do termo do campeonato distrital pudessem comemorar. 


Autor: José Joaquim Ribeiro in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: