terça-feira, 4 de outubro de 2016

ANÍBAL BIRRA E ANTÓNIO BEITES DE COSTAS VIRADAS

Rádio Cova da Beira

O presidente da União de freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires acusou o presidente da câmara de Penamacor de assumir uma posição de “confronto” com a sua freguesia, revelando “dificuldades em dialogar e ouvir as juntas de freguesia”.

A crítica de Aníbal Birra na última assembleia municipal onde voltou a acusar António Beites de não estar a cumprir o compromisso que assumiu com a junta de pagar os 40 mil euros relativos à aquisição do terreno para a construção da casa mortuária. O assunto tinha sido levado à assembleia municipal de Junho e voltou à de Setembro devido à falta de entendimento entre os dois autarcas que saíram incompatibilizados da última reunião de preparação da assembleia municipal “se estou a lançar mão de estar a intervir e a transportar estes assuntos para a assembleia e porque o diálogo e a colaboração está a falhar. Está a falhar o diálogo que deviam ter connosco e não têm e a colaboração que devia existir e não existe porque fomos integrantes de uma mesma lista. Não entendo, nem os meus colegas de junta que estão solidários comigo, esta afronta”.
O presidente da câmara de Penamacor garante que vai cumprir todos os compromissos assumidos com a junta de freguesia desde que a junta cumpra também os que assumiu com a câmara municipal. “Nós honramos o nosso compromisso assim que a junta de freguesia honre os compromissos que assumiu com a câmara municipal, estamos a falar de compromissos exclusivamente afectos à estância termal”.
Aníbal Birra entende que a casa mortuária nada tem a ver com o assunto das termas e que também, neste último caso, o assunto está a ser resolvido uma vez que a junta que preside vai avançar com uma acção em tribunal para retirar “o usufruto à cooperativa ÁguasCoop”, confirmou Aníbal Birra à RCB. Desiludido com a situação, o autarca disse que se as eleições autárquicas fossem hoje não se recandidataria ao lugar “em política nunca se diz se vamos ou não mas sou franco, se as eleições fossem hoje não me recandidatava”.
António Beites rejeita as críticas, recorda o investimento que já foi feito de “meio milhão de euros” na freguesia e todo o investimento que ainda vai ser feito nas termas e arruamentos “não é nem de perto nem de longe a realidade o que se passa hoje entre o executivo da câmara e das juntas de freguesia. Na freguesia de Águas já houve o procedimento para a requalificação e ampliação das termas, estamos a ultimar os projectos para a requalificação de várias ruas na freguesia”.
Quanto às termas de Águas, o autarca de Penamacor diz que a câmara é a detentora do alvará e que o problema de direito de superfície só se colocará quando e se houver financiamento comunitário para as obras de alargamento e requalificação do complexo termal.

Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: