segunda-feira, 20 de outubro de 2014

OBRA ARRASTA-SE HÁ 12 ANOS

Rádio Cova da Beira
Em Penamacor chamam-lhe a obra de St. Ingrácia. A transformação do salão paroquial de Penamacor no centro de congressos Ribeiro Sanches começou há 12 anos, já ali foi investido um milhão de euros e são necessários pelo menos mais 300 mil para acabar a obra. 

O actual presidente da câmara, António Beites, socorre-se de um adágio popular para justificar tamanho atraso “pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita, devido à morosidade dos processos de construção, grande parte da legislação também foi sendo alterada o que foi obrigando a sucessivas alterações no projecto, ou seja, já se investiu muito dinheiro naquele espaço e não está nem de perto nem de longe acabado, ainda necessita de alguns milhares de euros para se concluir”.  Segundo António Beites, a autarquia tem tudo pronto para incluir a obra no próximo quadro comunitário “temos o levantamento feito, o caderno de encargos actualizado, e estamos apenas a aguardar o quadro comunitário para concluir esta obra que é das poucas infra estruturas que fazem falta a Penamacor”..
Trata-se de um auditório para 200 pessoas que terá o nome de uma das mais importantes figuras de Penamacor – Ribeiro Sanches – o médico, filósofo, pedagogo e historiador terá também em breve o seu nome associado a uma casa, na zona histórica da vila, que conta o que foi a sua vida e obra “é um projecto para criação de um centro de estudos de Ribeiro Sanches, onde estará também parte do espólio que ele tinha”.
A casa Ribeiro Sanches, segundo o autarca, “insere-se também na estratégia de promoção da presença judaica em Penamacor, esse levantamento está feito, e pode ser uma mais-valia turística para Penamacor, aliada a toda a estratégia das judiarias que Penamacor fez questão de não ficar de fora”.
Segundo o presidente da câmara municipal de Penamacor, António Beites, o concurso público será lançado durante o primeiro trimestre do próximo ano e a casa Ribeiro Sanches, na zona histórica, está integrada no projecto global de requalificação que está a ser elaborado para o cimo de vila.
Foto: "Reconquista"
Autora: Paula Brito in "Rádio Cova da Beira"

Sem comentários: