terça-feira, 1 de julho de 2014

FUNDÃO E MANTEIGAS COM BANDEIRA AZUL DO AMBIENTE

 
O presidente da associação de municípios da Cova da Beira (AMCB) pretende candidatar os restantes municípios associados ao estatuto ambiental. Para além de Manteigas e Fundão, fazem ainda parte da AMCB os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.
 
De acordo com a associação, a ideia passa por incutir nos municípios a «aplicação de boas práticas ambientais», nomeadamente de medidas que promovam a «qualificação ambiental e o desenvolvimento sustentado» dos concelhos, aponta José Manuel Biscaia.

Sete anos depois de ser implementado no terreno, o projecto “Cidade Limpa” continua a ser «um sucesso». É a convicção do presidente da AMCB , que destaca o facto de anualmente serem lavados e higienizados cerca de 15 mil contentores de lixo nos municípios que constituem a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), com lavagens de contentores e das ruas em cada município.
O projecto “Cidade Limpa”, constituído por uma viatura de higiene e limpeza de contentores e das ruas, foi implementado pela AMCB para melhorar a qualidade ambiental dos municípios. O camião está equipado com equipamento moderno e automatizado, sendo a lavagem dos contentores feita através de um hidrocompressor.
«É uma grande iniciativa para contribuir para a higienização dos municípios e qualificar ambientalmente as cidades», sublinha José Manuel Biscaia realçando que o projecto “Cidade Limpa” contribui para a candidatura dos municípios associados ao galardão ECO XXI, o maior distintivo nacional para os municípios amigos do ambiente.
Autor: Paulo Pinheiro in "Rádio Cova da  Beira"

Sem comentários: