segunda-feira, 13 de maio de 2013

Penamacor: Bemposta celebra 503 anos do foral a 1 de junho

A aldeia tem um património rico. Foto: Arquivo Reconquista
 
A ideia surgiu como forma de protesto pela reforma das freguesias, que prevê a agregação da aldeia de Bemposta com a de Pedrógão de São Pedro.
 
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Bemposta, no concelho de Penamacor, vai celebrar no próximo dia 1 de junho os 503 anos da atribuição do foral a esta freguesia.
O programa inclui uma visita guiada ao património da aldeia, a mostra e venda de produtos tradicionais e a recriação do foral pelo grupo de teatro Váatão, de Castelo Branco.
A ideia surgiu como forma de protesto pela reforma das freguesias, que prevê a agregação da aldeia de Bemposta com a de Pedrógão de São Pedro.
"Era importante vincar o património, a história e a identidade da Bemposta", diz António Sousa, o presidente da associação.
A coletividade foi fundada em 1982 mas encontrava-se parada há vários anos. Quando surgiu a necessidade de criar uma associação de raiz, para a defesa do património cultural, optou-se por reativar um projeto já existente, explica António Sousa.
A organização das celebrações pretende abrir todos os monumentos da aldeia, com destaque para a capela do Espírito Santo, a igreja matriz, o núcleo museológico, o castelo e a antiga câmara municipal, hoje transformada em habitação particular.
"É um património com um peso histórico brutal e que parece estar esquecido", lamenta António Sousa, que tomou a iniciativa de colocar placas de sinalização para chamar a atenção do património da aldeia.
A fundação da Bemposta remonta a 1189 e o foral data de 1510, mantendo a autonomia até 1836. A Bemposta é hoje a freguesia mais pequena das 12 que fazem parte do concelho de Penamacor, contando com cerca de 120 habitantes.
Autor: José Furtado/ Lusa in jornal "A Reconquista"

Sem comentários: