sexta-feira, 24 de maio de 2013

Exposição de Bebés Reborn em Penamacor

 
 
No dia 1 de Junho, será inaugurada uma Exposição Coletiva de Bebés Reborn, pelas 11h00, na Biblioteca Municipal de Penamacor. Está é a única exposição sobre a arte reborn, realizada em Portugal até à data.
 
O que é a arte reborn ?Esta arte consiste em transformar bonecos de vinil, em bebés quase reais.
 
Tudo começou por altura da segunda guerra mundial, pois como se atravessava um período de grandes dificuldades económicas, as famílias não dispunham de meios para adquirir brinquedos novos e viram-se obrigadas a reciclar e a transformar os brinquedos antigos, através de pinturas e enchimento para que ficassem como novos. Daí surgiu o termo “reborn”, que significa renascer. Com o passar dos anos e em pleno século XXI, esta técnica está tão perfeita que os artistas fazem autênticas maravilhas.
 
Nos Estados Unidos e no Brasil utiliza-se a arte reborn para fins cinematográficos.
 
Nos Estados Unidos, Brasil, Inglaterra e muitos países da Europa, a arte reborn é bastante conhecida e apreciada. Quem os adquire, sabe que são bonecos de coleção e que devem ser tratados com cuidado, quase como os bebés verdadeiros.
 
Os bonecos reborn já podem ser adquiridos e apreciados com alguma facilidade, sobretudo através da internet.
Em Portugal, só há 4 anos começou a ser divulgada. Existem seis artistas reborn em Portugal, quatro deles vão estar em Penamacor: Andrea Melo, Paula Lobato Faria, António Vieira e Maria Luísa Luzio.
Durante o mês de Junho, a exposição estará aberta ao público na Biblioteca Municipal, no seguinte horário: 10:00-13:00// 14:00 -18:00, inclusivé nos dois primeiros fins de semana.
 

Sem comentários: